Da Redação, com MEC
Brasília – Termina nesta sexta (14) o prazo para as escolas privadas do Ensino Médio aderirem ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2017. A participação é facultativa para as escolas privadas e obrigatória para as escolas públicas.
A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será mais usado para a emissão do boletim por escola, por isso o SAEB servirá para que as escolas possam medir seu desempenho.
O termo de adesão está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação. A taxa de adesão para as escolas particulares varia de R$ 400 a R$ 4 mil, de acordo com o número de alunos matriculados.
As instituições participantes que cumprirem os critérios determinados terão o cálculo de seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), antes restrito às escolas públicas.
A aplicação dos testes e questionários em todas as escolas serão feitos entre os dias 23 de outubro e 03 de novembro. Os resultados devem ser divulgados em agosto do ano que vem. A estimativa do Inep é que 7,6 milhões de estudantes do Ensino Fundamental e Médio e 114,8 mil escolas participem da avaliação.