22/08/2023



Cotidiano Paraná Saúde

Terminam neste domingo (3), as inscrições do edital Saúde Tech PR

O objetivo do chamamento público é acelerar ideias e também soluções que já estão ambientadas em teste para ajudar a sociedade paranaense

normal_saude

Terminam neste domingo (3), as inscrições do edital Saúde Tech PR (Arte: AEN)

Terminam neste domingo (3) as inscrições do edital Saúde Tech PR, que propõe investimento de R$ 1,4 milhão para ajudar startups e empresas, para desenvolverem iniciativas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Assim, o objetivo do chamamento público é acelerar ideias e soluções que já estão ambientadas em teste para ajudar a sociedade diante da pandemia e da crise econômica decorrente dela. É uma iniciativa do Governo do Estado, da Fundação Araucária e do Senai Paraná.

Os projetos serão desenvolvidos com acompanhamento de profissionais do Senai e executados dentro da rede do Sistema S, nos Institutos de Inovação e de Tecnologia. As inscrições devem ser feitas pelo site www.saudetechpr.com.br. Há critérios de seleção, avaliação e uma entrevista virtual.

PROJETO

O prazo de execução será de quatro meses e o valor máximo por projeto será de R$ 142 mil. Entretanto, os recursos poderão ser usados dentro do projeto para despesas com horas técnicas das equipes dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação. Além disso, com a contratação de bolsistas no apoio técnico aos projetos; serviços de técnicos especializados de diferentes naturezas relacionadas ao objeto do projeto; matérias primas, insumos e materiais; e softwares, licenças e serviços de nuvem.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os recursos serão direcionados prioritariamente para o desenvolvimento de testes diagnósticos; ventiladores pulmonares portáteis de baixo custo; inteligência artificial aplicada em análises de imagens dos pacientes e serviços remotos de saúde.

Além disso, controle e monitoramento da disseminação do vírus; controle à distância de ressonância magnética e tomografia computadorizada; soluções de apoio a pacientes em confinamento domiciliar ou quarentena hospitalar. E ainda, georreferenciamento de diagnosticados, e produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais da saúde.

Conforme Henrique Domakoski, superintendente de Inovação da Casa Civil, o Paraná é um dos principais polos de healthtechs do País e da América Latina.

E esse setor precisa de apoio. Diante do cenário de pandemia, o edital é uma oportunidade de escalada das ideias. Contaremos com a expertise da rede estadual de Institutos Senai para melhorar os produtos. As indústrias de todo o mundo estão se voltando para essa luta. Estamos propondo uma nova conexão entre acadêmicos, o poder público e as empresas.

SENAI

O Senai conta com dois Institutos de Inovação e sete de Tecnologia. A rede está distribuída por todo o Estado. Os Institutos de Inovação congregam acadêmicos e empresários. Além disso, têm foco em pesquisa aplicada e soluções customizadas para as empresas.

Por fim, e conforme a Agência Estadual, os Institutos de Tecnologia são unidades com infraestrutura física para o desenvolvimento de novos processos ou produtos que têm o intuito de aumentar a competitividade da indústria paranaense.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo