22/08/2023

Terra Celta foi a atração da madrugada

imagem-85882

Cristina Esteche, com assessoria

Famosos por seus shows extremamente irreverentes e performáticos, os músicos do Terra Celta tocaram no London Pub, em Guarapuava, na madrugada deste sábado (07).

Sucesso em duas edições do Rock In Rio a banda apresenta músicas com letras irreverentes como em “Ressaca” e “Até o Último Gole”, acompanhadas por instrumentos raros, como Gaita de Fole e Nickelharpa.

Quem procura por algo fora dos padrões, com certeza vai se identificar com o som da banda Terra Celta. Cheio de irreverência nas letras e com uma melodia completamente diferente do que se costuma ouvir, o grupo, formado por Elcio Oliveira (vocal, violino, gaita de fole e nyckelharpa), Alexandre Garcia (acordeom), Edgar Nakandakari (banjo, mandolin, tin whistle, clarinete, gaita de fole e Hurdy Gurdy), Luiz Fernando Sardo (bateria e percussão), Eduardo Brancalion (guitarra, violão e bouzouki) e Bruno Guimarães (baixo), caiu na estrada em 2005, misturando música folclórica irlandesa e escocesa, instrumentos inusitados e roupas exóticas.

Pode-se dizer que 2013 foi marcante para a banda, as três apresentações, aclamadas pela crítica, no palco Rock Street, do Rock in Rio daquele ano e dezenas de shows em sete estados brasileiros, renderam um convite para tocar no mesmo festival, em Lisboa, esse ano. O show, segundo o diretor artístico do festival, Bruce Henry, em entrevista a um jornal de grande expressão no país, foi arrebatador: “Uma farra fantástica!”. Assim, os músicos viram o reconhecimento do trabalho arrojado e cheio de musicalidade, bater a porta depois de nove anos de carreira.

Segundo Roberto Medina, criador do RIR, que assistiu ao show ao lado de sua mulher, os músicos da banda tem papel fundamental quanto à identificação com o público: “Fazem uma mistura danada e a plateia adora. Têm carisma e personalidade”, disse em entrevista ao mesmo jornal.

Hoje, a agenda concorrida é a prova de que experiência de agrupar vários elementos deu certo, e muito. Os vídeos do grupo no Youtube receberam um boom de visualizações nos últimos meses, “Até o último gole” já tem mais de 210 mil views, “Era uma vez” está chegando aos 90 mil e o canal da banda já tem mais 5 mil inscritos. Afinal, um pouco de irreverência e diversão, em tempos tão conturbados como os atuais, não faz mal a ninguém.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo