22/08/2023


Cotidiano Mundo

Terremoto deixa mortos e feridos na Indonésia

Terremoto de 5,5 graus na escala Richter, atingiu a ilha turística de Lombok, na Indonésia

mapa terremoto

Um terremoto de magnitude 5,5 graus na escala Richter, atingiu nesse domingo (17) a ilha turística de Lombok, na Indonésia. Pelo menos dois turistas morreram, e outras 58 pessoas perderam a vida em deslizamentos de terra na província de Papua. O terremoto provocou um deslizamento de terra no segundo vulcão mais alto do país, o Monte Rinjani.

Há informações também que o terremoto provocou o colapso de 32 prédios, cerca de 500 tiveram danos moderados e mais de 80 pessoas, 22 delas malaias, tiveram que ser retiradas dos arredores do vulcão. O hipocentro foi a 24 quilômetros de profundidade segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Segundo a Agência Brasil, 70 pessoas ficaram feridas. Dezenas de pessoas que visitavam a cachoeira Tiu Kelep foram resgatadas. Lombok, que fica a leste de Bali, foi atingida por um grande terremoto em agosto passado, que matou mais de 300 pessoas e deixou milhares de desabrigados. A Indonésia está localizada no Anel de Fogo do Pacífico geologicamente ativo e experimenta regularmente terremotos e atividade vulcânica.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo