Um terremoto de magnitude 5,5 graus na escala Richter, atingiu nesse domingo (17) a ilha turística de Lombok, na Indonésia. Pelo menos dois turistas morreram, e outras 58 pessoas perderam a vida em deslizamentos de terra na província de Papua. O terremoto provocou um deslizamento de terra no segundo vulcão mais alto do país, o Monte Rinjani.
Há informações também que o terremoto provocou o colapso de 32 prédios, cerca de 500 tiveram danos moderados e mais de 80 pessoas, 22 delas malaias, tiveram que ser retiradas dos arredores do vulcão. O hipocentro foi a 24 quilômetros de profundidade segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Segundo a Agência Brasil, 70 pessoas ficaram feridas. Dezenas de pessoas que visitavam a cachoeira Tiu Kelep foram resgatadas. Lombok, que fica a leste de Bali, foi atingida por um grande terremoto em agosto passado, que matou mais de 300 pessoas e deixou milhares de desabrigados. A Indonésia está localizada no Anel de Fogo do Pacífico geologicamente ativo e experimenta regularmente terremotos e atividade vulcânica.