22/08/2023
Cotidiano Mundo

Terremotos atingem cinco países da América Latina e deixam 14 mortos

Os tremores atingiram a Argentina, Chile, Equador, México e Peru. Até agora, há 14 mortos e 120 feridos no Equador

terremoto

Os tremores atingiram a Argentina, Chile, Equador, México e Peru. Até agora, há 14 mortos e 120 feridos no Equador (Foto: Reprodução/ Portal Último segundo)

Cinco países da América Latina acabaram atingidos por terremotos nas últimas horas. De acordo com as informações, até agora, há 14 mortos e há mais de 120 feridos. Os tremores aconteceram na Argentina, Chile, Equador, México e Peru. Todos esses países integram o Círculo de Fogo do Pacífico, uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico.

Ao longo dele, são pelo menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos. Conforme os dados, cerca de 90% de todos tremores registrados no mundo ocorrem dentro dele.

O tremor mais forte do dia aconteceu no Peru. O Centro Sismológico Nacional peruano registrou um sismo de magnitude 7,0 às 12h12 (horário local; 14h12 desse sábado (18), no horário de Brasília), com epicentro em Tumbes, Norte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Defesa Civil, não há inormações de mortos ou feridos e nem de perdas materiais.

Na sexta (17), o Peru já havia registrado mais dois tremores: um de magnitude 4,2 em Huarmey, na costa peruana; e outro de 3,5, em Caylloma, Sul do país.

VÍTIMAS

No Equador, um terremoto de magnitude de 6,8 atingiu a costa do país às 12h12 (horário local; 14h12 horário de Brasília). Na sequência, houveram dois novos abalos na mesma Região, de magnitudes 4,6 e 3,7, e moradores de Guayaquil e mais seis cidades relataram notar os tremores.

As autoridades equatorianas confirmam a morte de 14 pessoas, e o número de feridos passa de 120. As vítimas se concentram nas províncias de El Oro e Azuzay.

Além disso, nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica também identificou dois tremores na Argentina: em Mendoza (magnitude 5,0) e em Catamarca (magnitude 3,0). Eles ocorreram com menos de meia hora de diferença um do outro. Em seguida, cerca de 40 minutos, um novo tremor ocorreu em San Juan (magnitude 2,6).

No mesmo período, também aconteceu pelo menos seis ocorrências de tremores registradas no Chile. Aliás, o mais forte deles foi observado em Arica (magnitude 4,0), no extremo Norte do país. Já no México, há o registro de pelo menos 18 tremores, conforme o Serviço Sismológico Nacional mexicano.

O epicentro do maior impacto (magnitude 4,3) ocorreu a cerca de 150 quilômetros de San Jose Del Cabo, na Costa Oeste do país. Outros tremores, que variaram entre magnitudes 3,3 a 4,2, ocorreram nas Regiões de Michoacan, Chiapas, Guerrero, Jalisco, Oaxaca e Baja California.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.