22/08/2023
Política

Território do Cantuquiriguaçu terá atenção especial do governo

imagem-23694

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou nesta quarta-feira (23) da reunião do Conselho de Desenvolvimento do Território do Cantuquiriguaçu (Condetec), em Laranjeiras do Sul.
O Conselho apresentou ao vice-governador um relatório das atividades desenvolvidas no território, que abrange uma área de 13.986,40 km² e é composto por 20 municípios delimitados pelos rios Cantu, Piquiri e Iguaçu, no centro-oeste do Paraná.
Ao ressaltar o projeto de regionalização do desenvolvimento que será adotado por Beto Richa, Arns manifestou o interesse do governo de ouvir os municípios, conselhos e representantes das regiões paranaenses.
“Queremos promover e incentivar essas articulações entre as áreas de governo e também no âmbito das regiões. Isso significa ouvir e pensar juntos em caminhos para o desenvolvimento”, disse.
Os municípios do Cantuquiriguaçu estão entre os que têm piores índices de desenvolvimento do Paraná e, segundo o vice-governador, necessitam de um olhar especial do Governo do Estado.
“Vamos estimular o desenvolvimento dessas regiões, respeitando suas vocações e promovendo as políticas públicas necessárias, numa ação conjunta a favor dos municípios”, anunciou.

EDUCAÇÃO DO CAMPO

O Cantuquiriguaçu abriga uma população de cerca de 230 mil habitantes, dos quais 51,74% vivem na zona rural. Ali se desenvolveram iniciativas de educação do campo e no campo para atender as peculiaridades da região. Na área, estão localizados a maior reserva indígena do Paraná e o maior assentamento da América Latina.
Durante o encontro, Arns recebeu as reivindicações do Comitê Estadual da Educação do Campo, por meio da articulação paranaense “Por uma Educação do Campo”, que atua no fortalecimento de políticas pedagógicas que valorizem a fixação dos jovens no campo e ofereçam um ensino de qualidade a essa população.
“Nossa postura é de buscar sempre um trabalho em conjunto para que possamos garantir essa qualidade. Um grande desafio para essa área é combater o analfabetismo nos assentamentos, onde a taxa é de 18%”, disse Arns.
Pertencem ao Cantuquiriguaçu os municípios de Campo Bonito, Candói, Cantagalo, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guaraniaçu, Ibema, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Virmond.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo