22/08/2023

Terror psicológico é a marca registrada do filme “Apollo 18”

imagem-30334

Por Cristiano Martinez

Para quem achava que a vertente de filmes que misturam ficção e documentário havia acabado, caiu do cavalo. Depois do sucesso de “A Bruxa de Blair” (1999) e “Atividade Paranormal” (2009), que fingiam não serem obras ficcionais, chega à tela do Cine XV, nesta sexta-feira (16), o longa-metragem “Apollo 18” (2011).

Produzida em Hollywood, a película marca a estreia do diretor espanhol Gonzalo López-Galego no mercado norte-americano. Historicamente, o cinema feito nos EUA sempre gostou de apostar em diretores europeus (vide o caso de Alfred Hitchcock) e orientais (Akira Kurosawa). Mas, nos últimos anos, isso está cada vez mais acentuado. Será uma crise criativa?

Isso não importa, por enquanto. O que importa é saber que “Apollo 18” promete muito terror psicológico e cenas carregadas de tensão. Tudo porque investe naquela mistura de realidade com fantasia. Ou seja, o espectador não sabe onde termina a invenção e começa o fato.

Quem assistiu a filmes como “Atividade Paranormal”, sabe do que estamos falando. A coisa parece tão verdadeira que você acredita que aquilo realmente aconteceu.

No caso do longa de López-Galego, é a história de dois astronautas norte-americanos, enviados pela Nasa, que se deparam com o desconhecido e o medo em pleno espaço sideral. Eles fazem parte de uma missão sigilosa, a tal Apollo 18 do título, que foi enviada para investigar o sumiço da nave Apollo 17. Tudo vai bem até que um deles encontra um capacete rachado em pleno solo lunar. Ambos percebem que há algo de errado ali.

Aos espectadores que adoram uma ficção científica na linha do terror, “Apollo 18” é um prato cheio. Principalmente, no escurinho de uma sala de cinema.

NOVA ESTAMPA
Vídeos, imagens, podcasts, textos, acesse o blog: http://novaestampa.blogspot.com/

SERVIÇO
Filme: “Apollo 18” (2011), 88 min.
Estreia: sexta-feira (16)
Local: Cine XV
Horários: 21h30min
Valor: a consultar (Tel.: 3621-2005)
Sala: o cinema é localizado no centro de Guarapuava, na Rua Getúlio Vargas, 1716.

Imagem: www.adorocinema.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.