22/08/2023
Saúde

Teste de creatina ajuda a prevenir doenças renais

Da redação com foto de Pinterest

Simples e de baixo custo, um exame realizado com a creatina pode ajudar na hora de diagnosticar precocemente a doença renal crônica, difícil de ser identificada e que, em geral, se desenvolve silenciosamente. De todas as pessoas que sofrem com a doença, apenas 30% conhecem o diagnóstico, que geralmente é feito já em um estágio avançado. Ao descobrir o problema em seu início é possível controlar, já em casos graves, nos quais se constatou a doença muito tardiamente, as opções são a diálise e transplante renal.

Segundo levantamento da SBN, Sociedade Brasileira de Nefrologia, a cada um milhão de brasileiros, quatrocentos estão em programas de diálise. O órgão também estima que este número tende a continuar aumentando em 8% ao ano.

As principais causas da doença crônica renal são: hipertensão arterial e diabetes. Os altos níveis de pressão arterial causam estreitamento de vasos dos rins, assim a espécie de filtro natural dentro dele, os néfrons, acabam sendo progressivamente destruídos por falta de irrigação. Entre as consequências desta doença, destaca-se a anemia, que ocorre por falta de glóbulos vermelhos na medula óssea, os quais têm sua produção estimulada por hormônios produzidos nos rins. Doenças ósseas também podem ocorrer, pois a vitamina D mais ativa que fortalece os ossos é produzida no rim. Várias substâncias que ingerimos ou produzimos são eliminadas pelos rins, por isso seu mau funcionamento também pode levar à intoxicação.

Sobre a creatinina

A creatina é um composto de aminoácidos encontrada em alimentos como carnes, peixes ou, até mesmo, em suplementos alimentares. A quebra dessa substância gera a creatinina. Esta circula pelo sangue e funciona como um marcador do bom funcionamento renal.

Na medida em que ocorre alguma diminuição na função renal, os valores da creatinina aumentam, por isso podem ser importantes marcadores do funcionamento dos rins. Se o órgão perde 50% de sua capacidade, por exemplo, o aumento da substância no sangue se torna significativo e alarmante.

Com a ajuda da creatinina, é mais fácil identificar a doença renal em seu início, evitando intervenções de alto custo e muito agressivas ao corpo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.