Muitos guarapuavanos foram alfabetizados por ela e reconhecem a importância dos seus ensinamentos. Primeira professora contratada pelo Belém, Noemia Hauagge, a Tia Meme, muito mais do que alfabetizar ensinou aos seus alunos os princípios éticos, morais e espirituais. Valores que nunca foram esquecidos por quem a teve como professora também do ensino religioso e educação física. Esse é o caso do deputado estadual Cesar Filho (PPS) que escolheu a Tia Meme para homenagear na sessão solene desta quarta-feira, dia 07, na Assembleia Legislativa do Paraná, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A sessão solene foi proposta pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), com apoio das deputadas Rose Litro (PSDB), Luciana Rafagnin (PT) e Marla Tureck (PSD), e contou ainda com a palestra de Luiz Berlim, ator há mais de 20 anos e palestrante motivacional há mais de 10 anos. A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa e da secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes estiveram presentes. Cada deputado escolheu uma mulher para homenagear.
“Essa é uma oportunidade de fazermos uma homenagem a essa grande mulher que é a Tia Meme, pessoa pela qual eu e muitos guarapuavanos devemos muito, por seus ensinamentos e suas conquistas”, disse Cesar Filho.
Aos 87 anos de idade a Tia Meme mora hoje em Blumenau (SC) junto com familiares. Nos últimos meses, apresenta características físicas e sintomas naturais do envelhecimento. Aceita tudo com humildade, respeito ao próximo. Falando pouco e baixinho pronuncia palavras gentis constantemente como: “Por favor e obrigada!” Aliás, essa sempre uma característica que marcou a Tia Meme.
Impossibilitada de comparecer para receber a homenagem foi representada pela sobrinha Sandra Hauagge Von Linsingen que reconheceu a importância da iniciativa de Cesar Filho.
“Com essa homenagem conseguimos perceber a manifestação dos frutos que a Tia Meme colhe hoje, frutos esses que ela ajudou a semear como educadora de muitos guarapuavanos que tornaram-se destaque em nosso Estado e em nosso país”, afirmou.
A TRAJETÓRIA
Tia Meme nasceu na cidade de Mallet (PR) em 14 de abril de 1925. Mas ainda menina passou a residir com seus pais e irmãos em Guarapuava. O apelido Meme, foi dado por Laura Bastos Pupo quando pequena.
Solteira por opção, decidiu dedicar sua vida à educação sendo uma das precursoras do método montessori no nosso Estado. Ainda muito jovem iniciou sua missão como alfabetizadora, no Colégio Nossa Senhora de Belém onde dedicou-se por 41 anos, com turmas que ultrapassavam o número de 45 alunos em média na pré-escola.
Em 1987, sua sobrinha Ângela inaugura a sua escola e por sugestão de Maria Hauagge, sua irmã, coloca o nome de Escola de Educação Infantil “Tia Meme,” na qual contribuiu com suas experiências e trabalho por seis anos. Após a aposentadoria continuou trabalhando de maneira voluntária, na alfabetização de adultos na comunidade. Em julho de 2004, recebeu o título de cidadã Honorária de Guarapuava.
Foto: Orlando e Sandra, sobrinhos da Tia Meme, com o deputado Cesar Filho.