22/08/2023
Política Região Turismo

Tibagi passará a ser a ‘Capital do Esporte de Aventura’

Proposta que valoriza Tibagi tramita na Assembleia Legislativa com proposição dos deputados Ademar Traiano e Tercílio Turini

traiano

Tibagi é famoso pela formação geográfica do Cânion Guartelá (Foto: Secretaria de Turismo/Prefeitura de Tibagi)

O município de Tibagi, na Região dos Campos Gerais, deve receber em breve o título de Capital Paranaense do Esporte de Aventura. De acordo com a Assembleia Legislativa, o projeto de lei tem a autoria dos deputados Ademar Traiano (PSDB) e Tercilio Turini (CDN). Conforme os parlamentares, a proposta pretende valorizar ainda mais os atrativos naturais e a história da Região. Conforme o texto, a iniciativa vai fortalecer Tibagi como destino turístico, além de contribuir para movimentar a economia local.

Para isso, Traiano e Turini apontam a quantidade de atrações para os visitantes, tendo como destaque o famoso Parque Estadual Guartelá. É lá que que o sexto maior cânion do mundo se encontra. São 32 quilômetros de extensão e desníveis de até 450 metros que formam belas paisagens. Outros locais de muita beleza também são o Cânion do Rio Iapó, Cachoeira da Ponte de Pedra. Assim como os Panelões do Sumidouro. Ali estão verdadeiras banheiras de hidromassagem naturais.

Mas para quem gosta de turismo radical a opção é o Morro da Comuna. Considerado um dos melhores locais do Paraná com diversos festivais e campeonatos, os praticantes de voo livre tem a paisagem como papel de fundo para viver as melhores emoções. Assim como no Morro do Jacaré. Para trilhas, a quantidade de trajetos convida conhecer Tibagi. A estrutura para visitantes conta com pousadas, fazendas e sítios, além de áreas de camping. Há também muitas outras possibilidades de passeio, prática de esportes e apreciação da natureza.

TEM MUITO MAIS!

Além dos já citados, há muitos outros atrativos. Assim, basta ver os informativos para encontrar o Itaytyba Ecoturismo. Trata-se de caminhos de arenitos e cachoeiras, incluindo o recanto ecológico Safari´s Farm, na Fazenda da Praia. Outra opção é o Sítio Sete Quedas, complexo de preservação da biodiversidade. Também o Recanto Ecológico da Dora, fauna, flora e cachoeiras. Assim como o Salto Santa Rosa, com 76 metros de desnível, e o Salto Puxa-Nervos, recomendado para rapel.

De acordo com a Prefeitura, há ainda a Fazenda São Damásio Ecoturismo, conjunto de 11 fendas. Também a Fenda do Nick, abismo de rara beleza. Assim como o Circuito Guapiquerê-Guartelá Extremo. Conforme as informações, esta é a trilha mais extensa do Cânion do Rio Iapó. Ou ainda a Trilha do Índio, com pinturas rupestres. Por fim, surge a Ladeira do Paredão, indicado para caminhadas.

Portanto, são cenários maravilhosos que projetam o Paraná e atraem turistas. “É um reconhecimento às lideranças, aos empresários. Também aos produtores rurais, aos comerciantes. E a todos os moradores que trabalham na preservação das belezas naturais. Além de se prepararem para receber tão bem os visitantes”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo