22/08/2023



Guarapuava Paraná Segurança

TJ confirma redução da pena imputada a Carli Filho

Condenado a mais de nove anos, ex-deputado cumprirá 7 anos e quatro meses com tornozeleira eletrônica

justica-define-data-para-juri-popular-de-carli-filho-1511441976

Fernando Carli Filho (Foto: RSN/arquivo)

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) confirmou a redução da pena que já está sendo cumprida pelo ex-deputado estadual Fernando Carli Filho, de Guarapuava. A decisão de que o ex-deputado cumprirá sete anos, quatro meses e 20 dias, em regime semiaberto foi anunciada nessa quinta (7), pela Primeira Câmara Criminal. O guarapuavano foi condenado pelas mortes de Carlos Murilo de Almeida e Gilmar Rafael Yared, em um acidente de trânsito em 2009 em Curitiba.

Carli Filho deverá ser monitorado por tornozeleira eletrônica, já que o regime semiaberto foi extinto em Guarapuava e nas outras unidades prisionais do Estado não há vagas. O ex-deputado continua morando em Guarapuava e trabalha como diretor de uma das empresas da família.

A pena inicial prevista pelo Tribunal do Júri era de nove anos e quatro meses de prisão em regime fechado. O Ministério Público de primeira instância, porém, havia pedido que o período aumentasse, indo para 14 anos. O caso também envolvia o MP de segunda instância, que, por sua vez, tinha sugerido que a punição alcançasse 10 anos e 11 meses.

Entretanto, a defesa do guarapuavano recorreu da decisão em apelação.  E foi justamente essa divergência sobre o tempo de prisão que levou o TJ a demorar na apreciação do pedido da defesa. As sessões de julgamento começaram em 12 de dezembro de 2018, mas foram interrompidas, sendo retomadas somente nessa quinta (7).

A deputada federal Christiane Yared, mãe de uma das vítimas, disse que não irá recorrer ao STJ.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo