22/08/2023
Blog da Cris Guarapuava

Tô loka para ver a campanha na rua. E você?

Campanha vai trazer propostas, musiquinha, promessas. Tudo vai persuadir o eleitor e conquistar o voto nas urnas

Propaganda eleitoral (Imagem: TSE/SC)

Não sei vocês, mas eu estou muito curiosa para ver, e de camarote, a campanha eleitoral nas ruas e na TV. Estou na contagem regressiva, embora já tenha tudo ‘desenhado’ na minha mente. Mas quero ver o desempenho de cada candidato e as estratégias dos ‘marqueteiros’ para persuadir o eleitor. Pelo que estou vendo a maioria desses profissionais vêm de fora. Mas para falar a linguagem do guarapuavano acabam contratando pessoas da cidade.

A coligação ‘Uma só Guarapuava’ (Dr. Antenor) traz a Própolis, uma produtora 360, sob a coordenação do jornalista Guilherme Daldin. Profissionais de Curitiba e de Brasília compõem a equipe de 30 pessoas. Para abrigar o estúdio e a equipe de produção, um ‘sobrado’ no bairro Santa Cruz já está sendo transformado, conforme informou a jornalista Joelma Baitel. Segundo ela, o combustível da campanha é a energia da equipe e dos eleitores que “clamam por mudanças”.

Já a ‘Guarapuava cada vez melhor’ (Celso Góes) aposta mesmo no ‘doméstico’. Afinal, o ‘guru’ do Grupo Silvestri, extensivo a atual administração, Luis Inácio, o Lula, permanece na área. Profissionais da Secretaria de Comunicação compõem a equipe que conta também o fotógrafo Clério Back e com a agência Trade, de Curitiba, que presta serviço à Prefeitura há mais de uma década consecutiva. Portanto, teoricamente, todos conhecem a cidade pelo avesso. A jornalista Tatiana Farhat, responsável pela comunicação preferiu não ‘abrir nada’. Conforme ela disse, a partir dessa sexta (16) haverá o envio de ‘releases’.

‘Guarapuava merece mais’ (Denilson Baitala) provocou o retorno do publicitário curitibano Gustavo Hauer, da Peppers. Gustavo teve o primeiro contato profissional com Guarapuava nos dois últimos anos da primeira gestão do ex-prefeito Vitor Hugo Burko. Aliás, nessa época eu respondia pela comunicação de Burko e ele, Gustavo, com a ‘Big Bang’, assumiu como agência licitada. Fizemos uma boa dupla e Burko acabou sendo reeleito com ‘Guarapuava cada vez mais humana’. E por falar em dupla, Baitala registrou a identidade de gênero dele em dose dupla: como c

‘União’ é o que prega Samuel Ribas Abreu, conforme registro na Justiça Eleitoral. Para produzir o material da propaganda quem também está de volta é a Yurk Comunicação, também de Curitiba. Até o fim da tarde desta terça (13), o publicitário Marcelo Cattani ainda não estava confirmado pelo marketing da campanha do atual vice-prefeito. Mas quem vai dar ‘pitacos’ mesmo de Curitiba é Elizeu João da Silva. E por aqui, é claro, o ex-prefeito Fernando Carli vai estar atento. Bem, ainda não sei se Nando Carli vai estar na ‘ativa’. Ele é publicitário e possui uma visão ampla de marketing político.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.