22/08/2023


Geral Paraná

Tocha Olímpica "desvia" a região em travessia pelo PR

imagem-110626

* Da Redação

Os municípios da região Centro-Sul do Paraná serão “desviados” da rota da Tocha Olimpíca, que percorrerá o Estado durante sete dias e irá passar por 22 municípios. O símbolo das Olimpíadas chega ao Paraná no dia 28 de junho, e terá sua primeira parada em Lodrina, de onde dá início à sua travessia pelos pontos turísticos paranaenses.

A Tocha irá pernoitar em seis cidades do Estado, incluindo Foz do Iguaçu onde está um dos mais famosos atrativos naturais do mundo: as Cataratas do Iguaçu. A tocha também passará pela capital Curitiba, onde os turistas podem visitar pontos como o Jardim Botânico, o Teatro Ópera de Arame e a Torre em forma de olho do Museu Oscar Niemeyer.

Ponta Grossa, que abriga o Parque Estadual de Vila Velha, também está no roteiro do símbolo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No parque, chamam atenção as gigantescas formações rochosas que mudam de cor conforme a hora e a incidência solar.

Também faz parte do percurso da chama o município de Londrina, famoso por eventos como o Festival de Música e o Festival Internacional de Teatro. O visitante que vai a Londrina pode ainda apreciar o café local, já que a cidade é uma das nove que compõe a Rota do Café. Já em Cascavel, o ponto forte é o turismo de negócios e eventos.

Para ajudar na preservação e na exploração sustentável do turismo nos destinos paranaenses, o Ministério do Turismo apoiou nos últimos anos projetos que somam quase R$ 478 milhões Entre estas obras financiadas destacam-se a construção do Centro de Eventos de Foz do Iguaçu e de sinalização turística em Curitiba.

NA TRILHA

Dia 28 de junho, a tocha chega ao Paraná com a primeira parada em Londrina, onde pernoitará. No dia seguinte, segue pelas cidades de Arapongas, Maringá, Campo Mourão antes de passar a noite em Cascavel. Dia 30, a comitiva do revezamento percorre Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu até chegar em Foz do Iguaçu. Em 2 de julho o percurso é retomado e cruza os municípios de Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco, para mais um pernoite.

Dia 14 de julho, depois de passear pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tocha olímpica volta ao Paraná, entrando por São José dos Pinhais. No mesmo dia segue para Curitiba, para a festa de celebração que se repetirá em todas as cidades de pernoite. Nos dias 15 e 16 a comitiva e a vez dos municípios de Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa (pernoite) e Castro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo