22/08/2023
Economia Guarapuava

Trabalhadores dos Correios de Guarapuava entram em greve nesta quarta (8)

As três agências do terceiro planalto, duas centrais e uma na Colônia Vitória, terão atendimento suspenso

correios oficial

Os 20 empregados das agências dos Correios de Guarapuava iniciam um movimento de greve a partir desta quarta feira (8). A paralisação foi aprovada por unanimidade em assembleia realizada na noite dessa segunda feira (6), no Sindicato dos Bancários do terceiro planalto.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom-PR), os funcionários da estatal, incluindo Guarapuava, rejeitaram a proposta da direção da empresa de 2,21% de reajuste salarial, que corresponde a 60% do INPC da data-base da categoria, que é dia 1º de agosto. Ainda segundo o Sintcom-PR, o reajuste não cobre perdas da inflação do período que é de 3,68%.

Agência central de Guarapuava (Foto: Caio Budel/RSN)

Segundo Alexsander Menezes, delegado sindical da categoria e funcionário dos Correios há 17 anos, as mobilizações em Guarapuava iniciam já nesta quarta feira (8).

“Amanhã, a partir das 6h45, nós já realizaremos uma concentração dos funcionários em frente a central de distribuição na XV de Novembro. Esperamos conseguir um acordo justo o mais breve possível”, declarou Alexsander.

REIVINDICAÇÕES

Ainda segundo o sindicato da categoria no Paraná, o motivo da possível paralisação é a falta de acordo entre os profissionais e a empresa para o fechamento do acordo coletivo do ano. Dentre as propostas repassadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), as quais foram recebidas e negadas pelos funcionários dos Correios, estão: aumento salarial de 2,21% (60% do INPC), redução de 6 para 3 dias de acompanhamento de dependentes em consultas médicas, fim da obrigatoriedade na implantação da entrega matutina, exclusão do vale-cultura, implantação de ponto eletrônico, redução do valor pago no repouso remunerado em 50%, pagamento de tickets por dia efetivamente trabalhados e pagamento de ticket-extra e nas férias proporcionalmente aos dias trabalhados.

Em nota, os Correios afirmaram que ainda estão em negociação com os profissionais e representantes dos sindicatos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.