22/08/2023
Cotidiano Paraná Política

Traiano contrata jovem com Down para o gabinete da presidência

Todavia, apesar dos progressos na inclusão social no estado, Carlos Eduardo é ainda a segunda pessoa Down a ocupar uma função na Assembleia

alep

Carlos Eduardo é ainda a segunda pessoa Down a ocupar uma função na Assembleia (Foto: Alep)

Carlos Eduardo Cavalheiro de 33 anos, é o mais novo servidor da Assembleia Legislativa do Paraná. Ele começou a trabalhar na manhã desta segunda (4). A notícia, no entanto, seria corriqueira, não fosse a condição do contratado: um cidadão com Síndrome de Down. Todavia, apesar dos progressos na inclusão social no estado, Carlos Eduardo é ainda a segunda pessoa Down a ocupar uma função na Assembleia.

De acordo com o presidente da Mesa Executiva, Ademar Traiano, ele é primeiro funcionário com Síndrome de Down a trabalhar na presidência “Espero que sirva como exemplo para os demais gabinetes. Que contemplem mais pessoas especiais nas estruturas”.

Conforme Carlos, este é o quarto emprego dele. O primeiro começou aos 18 anos. Depois fez uma pausa no trabalho, antes do início da pandemia, para se dedicar a um curso de cozinha. A mãe do servidor, Noêmia da Silva Cavalheiro, preside a Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down. “Trabalhamos muito para que tenham oportunidade de estar no meio social. Nossa questão é que sejam aceitos em todos os segmentos da sociedade”.

No dia 21 de março, a Assembleia Legislativa contratou a primeira pessoa com Síndrome de Down. Karina Gouveia de 42 nos, atua como secretária no gabinete do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD). Em maio, o deputado Michele Caputo (PSDB) vai contatar para o gabinete Mayara Dias Carvalho de 34 anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo