Cristina Esteche, com assessoria
O presidente do Legislativo estadual, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que a Assembleia teve um papel fundamental no fim da crise e a solução negociada da greve dos professores com o Governo do Estado. Traiano foi elogiado pela base governista e pela oposição pela serenidade na condução da Assembleia durante a greve dos professores.
O deputado Péricles de Mello (PT), por exemplo, que considerou a postura de tolerância e equilíbrio adotada pelo presidente da Assembleia como “um avanço”. O deputado Hussein Bakri (PSC) também enfatizou a combinação de calma e diálogo adotada durante a crise que envolveu a Assembleia.
A greve incluiu uma invasão do Plenário da Casa, derrubada de cercas, portões e cerco ao prédio da Presidência da Assembleia.
Traiano afirmou que o episódio serviu de aprendizado para os deputados, para os professores e para a sociedade. “Ficou evidente que os deputados podem ser adversários, mas não inimigos, e que seu papel é fundamental para administrar os conflitos e contribuir para colocar fim às crises. Nada acontece se não houver a intervenção do Parlamento”. Os deputados, disse o presidente da Assembleia, “podem divergir ideologicamente, mas todos estão aqui na defesa dos interesses do Paraná. Todos os deputados, de situação e oposição, fizeram uma mediação junto ao Governo do Estado em busca de uma solução para esta crise”.
Para o presidente da Assembleia, a Casa colocou em prática uma política que “combinou tolerância e o diálogo ininterrupto que permitiu que um conflito, potencialmente desastroso, terminasse sem incidentes mais graves”. Segundo Traiano esse resultado é uma prova da importância do Parlamento e reafirma que esse Poder não pode e não deve ser desrespeitado. “Eu peço a compreensão dos professores e professoras. Às vezes alguns deputados são olhados como inimigos. Mas nós não somos inimigos. Nós temos posições divergentes e isso deve ser respeitado, porque faz parte da democracia. A grandeza do homem público está em saber a hora de recuar e de avançar. Os deputados paranaenses demonstraram esse tipo de grandeza ao rever posições nesse conflito”, emendou.