22/08/2023
Em Alta Paraná Política

Traiano deve ‘quebrar o silêncio’ nos próximos dias

Caso envolvendo Traiano e Plauto Miró foi 'descortinado' pela defesa de Renato Freitas após este chamar o Presidente da Alep de "corrupto"

Traiano deve 'quebrar o silêncio' nos próximos dias (Foto: Arquivo/Alep)

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD) deverá quebrar o silêncio nos próximos dias. De acordo com um familiar, nos próximos dias ele dará a versão no caso da denúncia feita em delação premiada pelo empresário Vicente Malucelli. Traiano e o ex-deputado Plauto Miró, que na época era o primeiro secretário da Alep, admitiram ter recebido valor financeiro extra para a renovação de um contrato da TV Icaraí para produção de conteúdo da TV Assembleia.

O caso que ocorreu em dezembro de 2012, resulta da ‘queda de braço’ entre o deputado Renato Freitas (PT) e o Presidente. Ao ser taxado de “corrupto” durante discussão na sessão que tratava da descriminalização do aborto, Traiano pediu que a conduta do petista tivesse avaliação do Conselho de Ética. A intenção era provocar a cassação de Freitas por falta de decoro parlamentar. Por conta disso o deputado teria que apresentar provas que o levaram a atribuir o adjetivo a Traiano. Em 1º de dezembro deste ano, a defesa do petista juntou aos autos, trechos da delação premiada feita por Malucelli ao Ministério Público.

Conforme o empresário, a ‘negociata’, gravada pelo delator, ocorreu em agosto de 2015. Malucelli ‘entrega’ que Plauto e Traiano pediram R$ 200 mil, valor que foi pago, conforme disse o empresário. Tão logo esse caso veio à tona, com conteúdos divulgados pela RPC e pelo G1, uma ordem judicial impediu a veiculação da notícia a partir de liminar concedida pela juíza Giani Maria Moreschi. Entretanto, o desembargador Rosaldo Elias Pacagnan, derrubou a liminar e a notícia voltou a ser veiculada. Como houve a quebra do sigilo, Traiano deve se pronunciar nos próximos dias. O Portal RSN tentou contatou com o ex-deputado Plauto Miró, porém, sem retorno.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo