22/08/2023
Paraná Política

Traiano diz estar otimista em relação aos votos dos ministros do STF

Traiano se refere à ADI que anularia reeleição para o atual mandato da Mesa Executiva da Alep. Relator votou favorável, mas parcialmente

Ademar Traiano Covid

Ademar Traiano: sem direito à reeleição na presidência da Alep (Foto: Alep)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (sem partido) se mostrou confiante em relação à decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o parlamentar, o colegiado deve acompanhar o voto do relator Gilmar Mendes. Embora o ministro tenha sido contra a reeleição indiscriminada para membros da Mesa Executiva, ele rejeita parte da ação.

Conforme o voto do relator, ele descarta o pedido para anular a última eleição da Mesa. De acordo com Gilmar Mendes, “a composição atual da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deve ser mantida”. Ele assegura, todavia, que aos membros caberá uma única reeleição aos mesmos cargos.

Ou seja, Traiano mantém o mandato até o fim deste ano. Esta é a quarta vez consecutiva que o deputado preside a Mesa Executiva da Alep. Entretanto, conforme disse Traiano ao Portal RSN, já na próxima legislatura ele fica impedido concorrer à presidência da Alep. Todavia, não fica impossibilitado de pleitear outro cargo. Isso demonstra a confiança do deputado na reeleição para uma das 54 vagas na Alep.

Assim sendo, Traiano confirma o otimismo em relação aos votos dos demais ministros. “A minha expectativa em relação ao resultado deste sexta [25] é positiva. Mesmo porque fui reeleito no dia 10 de agosto de 2020. E o Acórdão da ADI teve publicação em 6 de abril de 2021. Portanto, após a minha reeleição”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.