Um relato de como a Assembleia Legislativa do Paraná se reinventou para enfrentar a pandemia do coronavírus foi feito pelo deputado Ademar Traiano (PSDB). assim, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, participou de uma ‘live’ no programa #Conexão do TJPR, nessa quarta (6).
De acordo com a Alep, a ‘live’ teve a presença do governador Ratinho Junior, do presidente do TJPR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira. Além do procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. A mediação foi de Marília Seeling.
Conforme Traiano, a Assembleia teve de se reinventar e adaptar rapidamente a uma “situação catastrófica nunca vista”. Foram dispensados os funcionários das faixas de risco para atuarem em “home office”. Além disso, uma adequação técnica permite que as sessões plenárias sejam remotas.
Matérias importantíssimas para o enfrentamento da pandemia puderam ser rapidamente aprovadas, dotando o governo do Estado e os municípios de instrumentos para enfrentar o coronavírus.
De acordo com o presidente, projetos relevantes, de iniciativa dos deputados foram aprovados nesse período, com tramitação rápida. “Entre eles, destaco o que proíbe o corte de luz, água e gás durante a pandemia. Um projeto, de autoria de todos os deputados, obrigando o uso de máscaras, aprovado pioneiramente pela Assembleia do Paraná, vem sendo copiado no Brasil inteiro”.
A Assembleia aprovou também que uma verba própria de R$ 37,7 milhões fosse direcionada para um Fundo de Saúde do governo do Estado. “O repasse de R$ 37,7 milhões, que era destinado a modernização do Legislativo, será usado para a contratação de 1500 leitos, sendo 600 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além de 900 leitos de enfermaria, e a compra de Equipamentos de Proteção Individual”.
Assim, segundo o presidente, máscaras e luvas, serão distribuídas para todos os municípios do estado de acordo com critérios per capita e de estabelecimentos sanitários dedicados ao enfrentamento do coronavírus.
“Estamos preparados para continuar com as votações remotas e proteger os nossos funcionários, enquanto for necessário. Acho que essa crise servirá como lição para todos nós. é um momento para todos repensarmos a nossa vida e as nossas prioridades”.
Leia outras notícias no Portal RSN.