22/08/2023


Blog da Cris

Traiano ‘dribla’ a oposição e passa ser o presidente da CCJ

Requião Filho, Luiz Fernando Guerra e Fábio Oliveira tentaram impedir as eleições das comissões permanentes da Alep, mas não conseguiram

Ademar Traiano (Foto: Alep)

A tentativa dos deputados Requião Filho (PT), Luiz Fernando Guerra (União) e Fábio Oliveira (Podemos) de impedir as eleições das comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), previstas para o início da tarde desta terça (10), não obteve sucesso. O desembargador substituto Mauro Bley Pereira Junior indeferiu a liminar solicitada pelos parlamentares. Isso porque, nessa segunda (9), eles tinham ingressado com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Paraná. Os oposicionistas pediam a suspensão da convocação antecipada para as eleições. Para eles, tratava-se de uma estratégia para que Ademar Traiano, após deixar a presidência, assumisse a secretaria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O magistrado, na decisão, argumentou que não havia “prova de grave ou irreparável prejuízo aos requerentes”. Disse também que a medida buscava garantir a “eficiência e celeridade nos trabalhos legislativos”. E ainda: ” que não havia evidências de que a eleição das comissões resultaria na ineficácia das impugnações apresentadas no procedimento”.

Dessa forma, a eleição ocorreu nesta terça (10), e o atual presidente Ademar Traiano foi eleito para a presidência da CCJ. Esta é a principal comissão da Casa. Traiano obteve oito votos. já Renato Freitas (PT), apenas dois votos, e Luiz Fernando Guerra e Márcio Pacheco (Progressistas), um voto cada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo