Da Redação com Assessoria/Alep
Curitiba – O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou nesta terça feira (5) da posse de 36 novos defensores públicos que vão reforçar os quadros da Defensoria Pública do Paraná, fornecendo assistência jurídica gratuita. Além das comarcas já atendidas quatro novas cidades vão contar com os servidos da Defensoria:Campo Mourão, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão e Apucarana.
Traiano lembrou dos esforços feitos na Assembleia para a criação da Defensoria, “um instituto já previsto na Constituição de 1988, mas que só foi implementado no primeiro ano do governo Beto Richa”. A Assembleia “participou ativamente desta luta e estamos agora consolidando os resultados de todos esses esforços”, destacou.
Por seu lado, o governador Beto Richa disse que a Defensoria, pelo seu alcance social, é uma das prioridades “Estamos estruturando a nossa Defensoria Pública para que tenha cada vez mais condições de oferecer um serviço jurídico gratuito e de qualidade para os cidadãos paranaenses que mais precisam”.
O governador disse aos novos defensores que eles terão papel fundamental na garantia dos direitos e da dignidade dos cidadãos. Dos atuais 73 profissionais, o efetivo da Defensoria passou para 109 defensores – 50% a mais do que o quadro inicial. Eles vão atuar em 25 comarcas, que englobam mais de 60 cidades e distritos. Essas cidades concentram 56% da população do Estado – quase 6,3 milhões de habitantes, que dispõem de uma sede da Defensoria Pública nas suas comarcas.