Da Redação, com Assessoria
Curitiba – O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou nesta terça feira (19), junto com o governador Beto Richa, deputados e prefeitos, da distribuição de recursos no Programa ApSUS (Atenção Primária no SUS), para unidades de saúde 249 municípios do Paraná. O presidente da Assembleia enfatizou que enquanto o Paraná faz investimentos expressivos “em setores essenciais, como a saúde, a maioria dos Estados brasileiros, tem dificuldade de pagar a folha do funcionalismo e manter em funcionamento seus hospitais. Isso se deve ao governador Beto Richa que se antecipou ao colapso da economia brasileira”.
“A União constrói a obra e não instrumentaliza a Unidade Básica de Saúde, nem as UPAs. Aí sobra para o prefeito, porque dificulta o funcionamento, já que os equipamentos são muito caros. Isso vira um “mico” na mão dos gestores. Já o governo do Estado faz o contrário. Ele fornece a infraestrutura completa para que o prefeito possa oferecer à sua gente uma possibilidade completa de atendimento”.
Beto Richa, por sua vez, destacou aos prefeitos que a coragem dos “deputados, que aprovaram o ajuste fiscal, enfrentando incompreensões e até a hostilidade de uma opinião pública manipulada pelo PT. Nesse momento, o Paraná investe enquanto a maior parte do Brasil atravessa as maiores dificuldades para cumprir compromissos básicos”.
Entre os municípios beneficiados pelas verbas estão cidades do Sudoeste. Entre elas, Entre eles Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Honório Serpa, Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Cruzeiro do Iguaçu, Enéas Marques, Pérola d’Oeste, Salgado Filho, Santo Antônio do Sudoeste, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Bom Sucesso do Sul.