Da Redação, com Assessoria
Curitiba – Cinco representantes do corpo consular do Paraná, e um chefe do escritório do Itamaraty em Curitiba, estiveram nesta segunda (07) pela manhã visitando o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). Eles fizeram uma exposição sobre as perspectivas dos países que representam no Paraná.
Thomas A. Amaral Neves, cônsul honorário da Albânia e da República Dominicana, também encaminhou a Traiano um pedido: a criação do Dia do Cônsul, a ser comemorado no dia 6 de agosto, mesma data que celebra a atividade em São Paulo. Traiano disse que trataria da produção de um projeto inserindo a data no calendário oficial do Paraná.
Andreas Hoffrichter, cônsul honorário da Alemanha, informou que seu país prospecta novos campos para investimentos da Alemanha no Brasil. O país já investe US$ 2 bilhões no Paraná. O cônsul relatou as dificuldades política vividas com a questão dos refugiados. Bem-humorado, lembrou que um cônsul honorário possui praticamente todos os poderes de um cônsul diplomático oficial, a diferença é que não recebe honorários.
Jontathan Bittencourt, cônsul da Tanzânia, país da África Oriental, tem como principal missão atrair investimentos. É empresário brasileiro que atua na Tanzânia na área de saneamento. Diz que tudo está por fazer no país nesse setor, inclusive a legislação a respeito. Jonathan não tem origem ou ligações de parentesco com a Tanzânia, mas ficou fascinado com o potencial do país e quer levar investimentos brasileiros para lá.
Blanca Hernando Barco, assessora consular da Espanha, fez um relato da situação política e da crise econômica vivia por seu país, e as perspectivas em função das recentes eleições. Estiveram na presidência, além de Blanca, Jonathan Bitterncourt, Paulo Américo Wolowski, chefe do Erepar, Escritório de Representação no Paraná do Ministério das Relações Exteriores. Andreas Hoffrichter, cônsul federal da Alemanha, Thomas Amaral Neves, cônsul da República Dominicana, da Albânia e presidente do Corpo Consular do Paraná e Joseph Galiano, presidente de honra do Corpo Consular do Paraná.