O Porto de Paranaguá voltou a entrar na rota dos navios de passageiros que cruzam a costa brasileira no verão. Após três anos sem o atracamento de transatlânticos, o litoral paranaense recebeu neste domingo (15), o MS Hamburg. Assim, a embarcação com bandeira das Bahamas é operada por uma companhia alemã e traz 244 passageiros. A maioria europeus, além de 168 tripulantes.
De acordo com o diretor de Relações Empresariais da Portos do Paraná, André Pioli, a vinda do navio vai fomentar ainda mais o turismo e o desenvolvimento sustentável da Região. “Temos a missão de ir em busca, de conversar com as empresas que fazem os roteiros dos navios de passageiros e trazê-los para a Baía de Paranaguá”.
Conforme Pioli existe a perspectiva de que mais navios possam atracar nos portos de Antonina e Paranaguá. “Isso gera emprego e renda. O turista gasta nos nossos hotéis, restaurantes, lojas e artesanato. Esse dinheiro gera emprego para a nossa população”.
RECEPÇÃO
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, avalia que o momento é de apresentar as belezas da cidade. “Queremos mostrar aos turistas nossa baía, os atrativos culturais e históricos”.
Conforme a Agência Estadual de Notícias, no cais do Porto de Paranaguá – onde o navio fica atracado -, um receptivo foi montado para que os turistas sejam atendidos com informações, enquanto aguardam o transporte para os passeios na Região.
A recepção contou com um grupo de fandango, com músicas e danças tradicionais da Região, guias bilíngues e materiais gráficos com informações turísticas. Por fim, o navio zarpa em direção ao Porto de Itajaí por volta das 19 horas.
Leia outras notícias no Portal RSN.