22/08/2023


Geral

Transexual conquista nome social dentro da legalidade

imagem-85518

Cristina Esteche

Muito mais do que a carreira de atriz, a transexual guarapuavana Laysa Carolina Machado conquistou a cidadania, legalidade do nome social, e o respeito em todos os campos que atua. Formada em história pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), pós graduada em Teoria do Conhecimento Histórico, Educação Inclusiva em mestrado em Gestão e Educação, Laysa é diretora reeleita com mais de 90% dos votos, no Colégio Estadual Chico Mendes, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde mora há 15 anos.

A maneira como o menino Luis Carlos Machado, o Luisinho, deu a volta por cima e se fez respeitar, é marcada por rejeição, preconceito, mas acima de tudo, por coragem e determinação.

Filho de família humilde e de baixo poder aquisitivo, criado por um padre, o então Carlinhos sabia que tinha que o melhor em tudo o que fazia. “Quando decidia entrar na área da comunicação fiz tudo o que pude para me destacar como profissional. O mesmo aconteceu quando cursei a Universidade e vem acontecendo até agora em tudo o que eu faço”.  Antes de mudar de cidade, trabalhou na Rádio Universitária, em Entre Rios,  

Apesar de ter conquistado o seu espaço em outra cidade, a hoje Laysa pensa em investir a Colônia Vitória. “Vou comprar uma área lá e melhorar as condições de vida da minha família”. Passando as férias no lugar onde nasceu e se criou ela disse que muito bem recebida. “Entre Rios me recebe de braços abertos. Lá nunca enfrentei preconceito, mas um estranhamento por parte das pessoas que me conheceram. Mas para mim o meu passado desapareceu, mas a minha história permanece e é isso o que importa”.

Laysa diz também que gosta de transgredir. “Sou uma transgressora nata, mas o meu caráter está acima de qualquer coisa. Se os meus elementos são masculinos, a minha vivência é feminina”.

Em 2007 Laysa adquiriu o direito de mudar o nome nos documentos. “Foi aqui em Guarapuava. Portanto, a cidade possui jurisprudência nesse assunto. Desde a minha certidão de nascimento até os demais documentos tem o nome de Laysa Carolina Machado”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo