22/08/2023
Cotidiano

Transporte de alunos da APAE está um caos, diz diretora de Foz do Jordão

O transporte de 49 alunos especiais da APAE de Foz do Jordão, realizado pela Prefeitura, está sendo questionado pelos pais dos alunos, professores, funcionários e pela direção da entidade. De acordo com a diretora Noreci Claro o veículo disponibilizado pelo governo municipal não oferece nenhuma condição de acessibilidade e está em precário estado de conservação, oferecendo riscos aos usuários. “Para se ter uma ideia, o motorista não pode ajudar a embarcar e desembarcar os alunos especiais porque tem que ficar com o pé no freio, pois o ônibus não tem freio de mão. O transporte dos alunos está um caos”, desabafa a diretora.

Na noite de ontem, quarta-feira (24), os pais de alunos, professores e funcionários estiveram na Câmara de Vereadores de Foz do Jordão. Eles querem o auxílio do Legislativo para a solução do problema. “Nós solicitamos à Prefeitura um veículo especial, adaptado às necessidades dos alunos, em abril deste ano. Já estamos quase em setembro e até o momento ninguém se manifestou sobre essa solicitação. É uma questão de segurança, pois até agora tivemos muita sorte de ninguém se machucar no ônibus que estão nos disponibilizando”, diz Noreci.

A diretora conta ainda que recentemente uma aluna ficou com a mochila presa em latas soltas próximas à porta do ônibus. “Por pouco ela não se machucou. A alça arrebentou e ela quase caiu e se feriu na lata solta”, explica Noreci Claro.

Há três anos o município disponibilizou o atual ônibus de transporte para os alunos da APAE. Entre os problemas está a falta de freios, escadas muito altas, falta de conservação interna e externa, acesso difícil e muito alto. “É um ônibus convencional muito velho e não atende as necessidades dos nossos alunos. É só vendo para se ter ideia da situação que está o transporte desses alunos”, acrescenta a diretora da APAE.

A APAE de Foz do Jordão atende atualmente 49 alunos. Todos eles utilizam o transporte oferecido pela administração municipal, sendo que 23 alunos estão em período integral, ou seja, vão de manhã, retornam para casa para o almoço, e volta à tarde para a instituição. A idade dos alunos com necessidades especiais da APAE de Foz do Jordão variam entre um e 57 anos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.