A Justiça Eleitoral de Guarapuava proferiu, na tarde deste sábado (14), uma decisão favorável à campanha dos candidatos Dr. Antenor e Antonio Araújo. A juíza Carmen Silvania Zolandeck Mondin, da 43ª Zona Eleitoral, autorizou a devolução de parte dos materiais de campanha ‘Guarapuava de Toda Nossa Gente’. Ela se refere às peças que não tenham as características referidas na ação ajuizada pela coligação ‘Guarapuava cada vez melhor’.
A coligação encabeçada pelo candidato Celso Góes questionou o uso de materiais gráficos da campanha de Dr. Antenor, peças na internet e TV. De acordo com a representação, as peças seriam semelhantes à identidade visual do Governo Federal, o que poderia confundir os eleitores. Por conta disso, nessa sexta (13), houve busca e apreensão de materiais no comitê eleitoral.
No entanto, a decisão da juíza garantiu que apenas materiais específicos que se assemelham à soma do grafismo da marca governamental sejam retirados. Ou seja, a maior parte dos itens de campanha que foram apreendidos poderá ser devolvida à equipe de Dr. Antenor.
Na decisão, a magistrada negou também o pedido da coligação de Celso Góes para aumentar as multas sobre a campanha de Antenor. A juíza reconheceu que não houve descumprimento de ordens judiciais por parte dos representados.
SEM ABALOS
Guilherme Daldin, marqueteiro da campanha de Dr. Antenor, celebrou a decisão judicial. Ele disse que a tentativa dos adversários não abalou a campanha. “Tentaram nos censurar, mas o que eles não conseguem entender é que a tradução estética, poética e semiótica da campanha é uma só: o Dr. Antenor nos braços do povo. O resto é detalhe!”
De acordo com o advogado Luiz Eduardo Peccinin, o objetivo da coligação adversária, de tentar esconder o apoio do presidente Lula à campanha de Antenor, fracassou. “A ação que tentava censurar toda nossa campanha ‘pariu um rato’. Sobre o grafismo atacado por nossos adversários, confiamos na sua regularidade e assim vamos comprovar”.
Já para o coordenador da campanha, João Nieckars, a tentativa de prejudicar a campanha teve um efeito contrário, gerando segundo ele, uma forte mobilização popular em apoio ao Dr. Antenor. Ele afirmou que o foco da campanha continuará sendo o diálogo com a população e a apresentação de propostas concretas nas áreas de saúde, mobilidade urbana e zeladoria, pilares centrais da chapa.
SEM RETORNO
O Portal RSN entrou em contato com a assessoria de comunicação e com a coordenação da campanha de Góes. Todavia, não ouve retorno até o fechamento dessa reportagem. A Ascom não sabia da decisão do TRE deste sábado.
Leia outras notícias no Portal RSN.