22/08/2023
Política

TRE orienta eleitores a votar pela manhã neste domingo

imagem-79717

Cristina Esteche

Para quem não gosta de enfrentar filas para votar neste domingo, dias das eleições, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) orienta os eleitores que se programem e votem pela manhã. De acordo com o Tribunal, a atitude colabora para que as seções eleitorais fiquem tranquilas ao longo do dia de votação e para que o encerramento dos trabalhos e apuração dos votos aconteça de forma mais rápida e eficaz.

Para que isso seja possível, é importante observar alguns detalhes antes de sair de casa.

Confira o local de votação

É importante que o eleitor saiba o seu endereço e local de votação de antemão. O  eleitor pode  conferir  as seções aqui.

 
Leve o título de eleitor

Outra recomendação do TRE é que eleitor leve o título quando for votar. O documento não é obrigatório, mas reúne  dados do eleitor de maneira mais organizada, facilitando  o trabalho dos mesários. Na impossibilidade, outros documentos aceitos são carteira de identidade, motorista, carteira de trabalho e passaporte. Segundo previsão do TER, cada eleitor deverá demorar, em média, 1 minuto e 14 segundos para votar.

 Colinha

Na hora de realizar o voto na urna eletrônica, é importante que o eleitor tenha uma “cola”, a ordem de votação e os números dos candidatos da sua preferência. Anotar estas informações facilitam na hora de depositar o voto. Você pode imprimir a sua cola aqui.

Concentração

O TRE lembra que o eleitor deve estar em silencia na hora de votar. Estão permitidas as manifestações como a utilização de adesivos e outros materiais de campanha, desde que feitas silenciosamente. Qualquer outra manifestação poderá ser considerada crime de boca de urna. A prática poderá resultar em seis meses a um ano de detenção e muda que varia entre R$ 5,3 mil e R$ 15,9 mil.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo