Iniciadas há cerca de nove meses, as obras de duplicação de um segmento de 6,7 km da BR-277, em Guarapuava, prosseguem a passos largos. O conjunto de investimentos, realizados entre os quilômetros 336 e 342, inclui a construção da segunda pista, de uma nova ponte sobre o Rio das Mortes, um viaduto para retorno e acesso à Estrada do Guairacá e um retorno em nível no km 338.
De acordo com o engenheiro Randal Cunha, um dos responsáveis pelos trabalhos, 70% das melhorias previstas já foram concluídas. “Agora, estamos dando atenção especial à conclusão das obras de arte especiais, que são o viaduto e a ponte. No caso do viaduto, estamos iniciando as obras para a construção da pista inferior, já que pilares, vigas e superestrutura estão finalizados”, explica Randal.
A ponte está na fase de implantação dos pilares no leito do rio, pois os pilares das margens já estão concluídos. “Estamos com mais de 100 pessoas trabalhando no processo de duplicação, incluindo engenheiros, técnicos, operadores de máquinas, equipes de topografia, laboratório, pavimentação e obras de construção civil”, conta o engenheiro.
Ainda segundo Randal, o prazo estipulado para a entrega da obra, em sua totalidade, é dezembro deste ano. O investimento é de R$ 30 milhões.