Guarapuava – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Paraná e a Receita Federal, com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava e Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava, promovem na quarta-feira, dia 23, treinamento sobre Contribuição Previdenciária Rural.
O objetivo é capacitar os profissionais da área sobre as mudanças na legislação, evitando erros no recolhimento do imposto. Serão abordados assuntos como tributação previdenciária, contribuições previdenciárias, produtores rurais pessoas físicas e jurídicas, principais mudanças instituídas pela Lei 11.718/2008, enquadramento e tributação das empresas agroindustriais, empresas prestadoras de mão-de-obra, obrigações principais e acessórias, compensações e restituições, Guia do FGTS e informações à Previdência Social (GFIP), Guia da Previdência Social (GPS).
Segundo o orientador de arrecadação do SENAR, Rogério Martini, a Contribuição Previdenciária Rural é o antigo FUNRURAL, e corresponde ao percentual de 2,3% (pessoas físicas) incidente sobre o valor bruto da comercialização da produção rural, sendo que 2,0% é destinado à Seguridade Social (INSS), 0,1% para financiamento dos benefícios concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais de trabalho e 0,2% ao SENAR. O último treinamento sobre o assunto realizado em Guarapuava aconteceu há quatro anos e várias mudanças ocorreram na legislação, por isso a importância da participação dos contadores, salienta.
O treinamento será ministrado pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, Luiz Carlos Assunção, das 8h45 às 16h30, no auditório do Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, 58 Trianon).
Podem participar contadores, empresários do setor agropecuário e produtores rurais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.senarpr.org.br.
Da assessoria