22/08/2023


Esportes Guarapuava

Três guarapuavanas são selecionadas para seletiva do paranaense de vôlei Sub-16

As atletas viajam para Curitiba nesta sexta (15) e serão avaliadas até domingo (17)

menians-volei-2

(Foto: arquivo pessoal/Chaiane Ratuchne de Oliveira)

As atletas Beatriz Torá Lemos e Maria Eduarda Pfeffer, de 14 anos, e Amanda Weigert Martins, de 13 anos viajam para Curitiba nesta sexta feira (15) para uma seletiva da seleção paranaense de vôlei feminino Sub-16. As meninas integram a lista com 40 nomes de jogadoras de todo o Estado, que disputam vagas para compor o time paranaense na temporada 2019 no Campeonato Brasileiro.

As três atletas treinam há sete anos com a professora Chaiane Ratuchne de Oliveira e iniciaram na escolinha de base da Escola Santa Teresinha. Esta é a primeira vez que as jogadoras foram convocadas para a seletiva. Com o coração ansioso, a caçula Amanda lembra do momento em que a professora contou sobre a divulgação da lista, que saiu semana passada.

A professora mandou uma mensagem para nós no grupo, fez um suspense falando que saiu e todo mundo ficou assim, nervoso, e quando ela falou que era eu, eu fiquei muito feliz! Até chorei!

Segundo a professora, a convocação das atletas considera a atuação das meninas na temporada 2018, onde a equipe do Santa Teresinha, com as três jogando juntas, conquistou o título de campeã paranaense. Desde o ano passado, as meninas seguem uma rotina intensa de treinamentos semanais na parte técnica e física. Este ano, já deram início na pré-temporada e, segundo a avaliação da professora, estão preparadas para a seletiva.

“As três têm muito potencial. De ataque, de defesa, são muito bem fundamentadas. Tecnicamente são muito boas e taticamente também. Acho que tem tudo para dar certo e vão continuar jogando, independente se der certo esse ano ou não”.

(Foto: Nádia Moccelin/RSN)

Segundo a professora, as meninas passarão por avaliações da equipe técnica até domingo (17).

“Elas vão hoje, se apresentam às 19h30, provavelmente terão uma reunião com a comissão técnica e elas ficam dois dias treinando, dois períodos. Sábado e domingo. Depois, a comissão avisará quem fica para o próximo treinamento”.

Para a decisão final com as selecionadas para o time paranaense ainda não há uma data definida. Até lá, as meninas seguem com uma mistura de sentimentos.

“Nervosas nós sempre estamos, mas com uma felicidade que não conseguimos nem descrever, é maravilhoso”, disseram.

ESCOLA DE BASE

Com aproximadamente 50 crianças, a escola atende alunos a partir dos oito anos. Os treinos ocorrem no Grêmio Subtenentes Sargentos Guarnição Guarapuava (Gresga), sempre após o horário escolar.

“O projeto começa da base e segue até o nono ano com a seleção infantil, que depende da condição de cada uma. Algumas passam com 11 anos, outras com 12, e vai até os 14 anos essa seleção infantil da cidade, em que elas treinam três vezes por semana, duas horas cada dia, segunda, quarta e sexta”, conta a professora. “Conforme elas evoluem, vai aumentando o nível do treino. Depois disso, elas passam a treinar no nível mais avançado que é na categoria juvenil, nível das meninas chamadas para a seletiva”.

No nível juvenil, o projeto passa para o Colégio Aliança, com o professor José Edson de Oliveira, acompanhando as atletas no ensino médio.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo