Assaltantes feridos, seis carros abandonados, inclusive blindados, armas pesadas e munições jogadas nas ruas. De acordo com o comando geral da Polícia Militar, este é o resultado inicial da ação de segurança pública que combateu a ação de cerca de 30 assaltantes na noite desse domingo (17) em Guarapuava.
Conforme o secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Romulo Marinho Soares, que encontra-se na cidade nesta segunda (18), a ação dos assaltantes foi frustrada, graças a eficiência do plano de contingência da PM. “A informação que temos é que a quadrilha tentou arrombar os cofres da Proforte, mas não conseguiu levar nada”.
Cerca de 60 policiais agiram de imediato, embora o 16º BPM tenha sido surpreendido com tiros e bloqueios de ruas nas imediações do quartel e em outros pontos da cidade. Durante a madrugada, o governador Ratinho Junior enviou reforço. Três helicópteros e mais de 200 policiais encontram-se em busca dos marginais.
Conforme o comandante geral da PM, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, a polícia encontra-se em áreas rurais, principalmente no Distrito da Palmeirinha, no interior de Goioxim e outras localidades do entorno. “Os assaltantes deixaram carros escondidos no meio do mato para fuga”.
Ainda de acordo com o Coronel Hudson, o modo de operação da quadrilha é semelhante ao utilizado em assaltos em Criciúma/SC e Araçatuba/SP. Além disso, essa não é a primeira vez que a Polícia Militar frustrou uma tentativa de roubo semelhante. Em novembro do ano passado, o batalhão impediu o assalto a duas agências bancárias de Três Barras do Paraná.
FERIDOS E APREENSÕES
Conforme o Coronel Hudson, nos veículos abandonados na cidade há marcas de sangue. Tratam-se provas mostrando que alguns membros da quadrilha saíram feridos. Eles também deixaram para trás capacetes, coletes à prova de balas, sete fuzis 7.62 e 1.5, mochilas com mantimentos e medicamentos. Como houve ‘barricadas’ na PR-466 e na BR-277, o chefe da Polícia Rodoviária Federal, Jorge Lúcio dos Santos Coelho, informou que desde às 5h desta segunda (18) a BR-277 está liberada.
Durante a entrevista coletiva concedida pelos policiais e pelo secretário de Segurança Pública, a população foi tranquilizada. De acordo com o Coronel Hudson, a cúpula da PM permanece em Guarapuava pelos próximos quatro dias. O prefeito Celso Góes também disse que a situação está sob controle e que a população pode voltar à normalidade.
Leia outras notícias no Portal RSN.