Três homens de 30, 46 e 60 anos acabaram presos em Laranjeiras do Sul, por adulteração de fertilizantes com calcário. As prisões ocorreram nessa quarta (29) e contaram com a atuação das Polícias Civil e Militar, e também da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). As equipes receberam informações de que um barracão às margens da BR-277 estaria sendo utilizado para fraudar a composição de fertilizantes, com a mistura de calcário.
Então a investigação começou e a Polícia Civil (PC) reuniu-se com a Adapar, o órgão responsável pela fiscalização deste tipo de atividade. Assim, a PC poderia executar uma ação conjunta de fiscalização do local. Ontem (29), as equipes estiveram no barracão e constataram várias irregularidades.
De acordo com as informações, houve a adulteração, operação de estabelecimento sem registro e reembalamento de fertilizantes sem registro. E ainda, depósito e manutenção de produtos sem origem comprovada. Dessa forma, tudo isso possibilitou a aplicação de diversas multas por causa das irregularidade por parte do órgão.
Sob o ponto de vista criminal, por causa da apreensão e com a descoberta de produtos fraudados no local, a 2ª Companhia constatou a prática do crime previsto no artigo 7º, inciso III, da Lei nº 8.137/90. Sendo assim, os três homens acabaram conduzidos, por participarem ativamente das fraudes. Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, as equipes encaminharam os três envolvidos para a Cadeia Pública. Eles estão presos à disposição da Justiça.
Leia outras notícias no Portal RSN.