Três ônibus incendiados e 18 depredados. Esse foi o saldo da ação de vândalos e criminosos para o sistema público de transporte da região metropolitana de Curitiba (PR). Segundo a prefeitura da capital paranaense, as 21 ocorrências de ataques contra ônibus municipais foram registradas ontem (8) depois do fim do jogo entre Brasil e Alemanha, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Embora as ocorrências ainda estejam sendo investigadas pela Polícia Civil, a Polícia Militar (PM) informou hoje (9) que os três ônibus incendiados não têm qualquer relação com o resultado da partida.
Em uma das ocorrências, registrada por volta das 19 h de ontem, criminosos atearam fogo a um ônibus que faz a Linha Bairro Novo. Após assaltarem passageiros e cobradores, eles forçaram todos a descer, espalharam gasolina pelo veículo e atearam fogo.
De acordo com a PM, o incêndio foi contido pelo Corpo de Bombeiros. O único ferido é um suspeito de fazer parte da quadrilha, já reconhecido pelo motorista de ônibus. O rapaz de 23 anos sofreu queimaduras em boa parte do corpo e foi levado para o Hospital Evangélico, onde permanece internado, sob custódia.
Os outros dois veículos incendiados faziam as Linhas Fazenda Rio Grande/Pinheirinho e Piraquara. Treze dos 21 ônibus depredados precisaram ser substituídos. Os demais foram consertados à noite e voltaram a circular na manhã desta quarta feira.