22/08/2023
Saúde

Treze pessoas foram tratadas contra gripe em Guarapuava

imagem-40062

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, a campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no dia 05 de maio, já vacinou 88,33% da população que precisaria tomar a vacina. Neste grupo estão incluídos os idosos, crianças e gestantes.

A campanha atendeu 3605 crianças entre seis meses a um ano, 2552 trabalhadores de saúde, 1560 gestantes, 23 indígenas, 13881 idosos, em um total de 21563 doses administradas.

A Secretaria Municipal de Saúde está em constante pesquisa para monitorar os tipos de vírus que circulam no Município. Desde o começo do ano, esses estudos sobre os vírus respiratórios são feitos semanalmente, em que é realizada a coleta de amostras de pacientes.

Do inicio do inverno até o momento foram notificados 247 casos de síndromes respiratórias em que 13 pacientes necessitaram de internamento.

Gripe H1N1

Foram coletados 57 exames para investigação e confirmados cinco amostras como H1N1, mas nenhum caso precisou ser hospitalizado. Como medida de prevenção, 205 pacientes estão fazendo uso de Oseltamivir, remédio recomendado em caso de suspeita da gripe H1N1, e não houve óbitos por H1N1 no Município.

A gripe H1N1 é uma doença causada pelo vírus Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. Tem inicio súbito com, na maior parte dos casos, cura espontânea, entre sete e dez dias. Em algumas situações, podem ocorrer complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, configurando um quadro denominado de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG). Essas complicações são mais comuns em grupos mais vulneráveis, como as pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.