A partir das 13h30 desta quarta feira (18), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, julgará o último recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em segunda instância. É o caso do triplex no Guarujá no qual o ex-presidente está condenado e cumpre a prisão numa sala da Polícia Federal em Curitiba.
O recurso está nas mãos da Oitava Turma do TRF-4, responsável pelo julgamento das ações da Lava Jato na segunda instância. Composta pelos desembargadores Leandro Paulsen, Victor Laus e Nivaldo Brunoni o julgamento de hoje será sobre os embargos dos embargos protocolados pela defesa de Lula após a votação dos embargos de declaração, que foram negados pelo TRF. Foi justamente essa a decisão utilizada pelo juiz Sergio Moro para a condenação.
Também será julgado o pedido feito pela defesa do ex-presidente para a exclusão do processo dos documentos do sistema Drousys . Há a suspeita de que Lula tenha recebido da empreiteira um terreno para o Instituto Lula e um apartamento.
Outro assunto na pauta do TRF-4 é o pedido para que o juiz Sergio Moro seja afastado da condução desse processo.