22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Mundo

Troca de conhecimento pauta missão do Cilla Tech Park em Dubai

“Nosso objetivo é expandir para o máximo de locais possível. E o Brasil é um local que gostaríamos de criar conexões", diz CEO do Sharjah RTI

dubai1

Comitiva do Cilla Tech Park (Foto: Fábio Forni/Cilla Tech Park)

(*Por Fábio Forni, Jornalista Corporativo – Cilla Tech Park)

Um dos pilares da missão Paraná Business Experience 2021, seguido da visita a Expo Dubai 2020, é sem sombra de dúvidas a troca de conhecimentos. Desta forma, prestar atenção nos mínimos detalhes, entender a tecnologia utilizada em cada ponto visitado e guardar para aplicar futuramente, foram quesitos que o Cilla Tech Park priorizou nesta viagem até os Emirados Árabes Unidos.

Assim sendo, na última quinta (14), a comitiva composta pela diretoria do parque tecnológico, e também por integrantes da Prefeitura do Município de Turvo, visitaram a sede do Sharjah Research Technology and Innovation Park. Trata-se de um parque tecnológico localizado no Emirado de Sharjah, distante 28 quilômetros de Dubai.

Durante a visita, a comitiva teve noção da magnitude que compõe o parque. São 18 faculdades e institutos, 47 mil estudantes em atividade, 1,5 bilhão de Dirhams de investimento anual em educação. Conforme a proposta, a visão é desenvolver e gerenciar um ecossistema de inovação que promove a pesquisa e desenvolvimento. Além de apoiar atividades empresariais e a colaboração em hélice tripla da indústria, governo e academia. E é esse caminho que o Cilla Tech Park trilha da mesma maneira.

APRENDIZADO

Reunião em Dubai (Foto: Fábio Forni/Cilla Tech Park)

Para o CEO do CTP, Lorenzo Jr, poder observar ecossistemas diferentes é uma ótima forma de perceber erros e acertos. “A gente percebe que em Guarapuava temos as mesmas potencialidades que eles têm. Inclusive algumas fraquezas que eles têm, nós não temos”.

De acordo com  o CEO, “o mais legal que eu vejo, é que tudo aqui que estamos planejando para o nosso parque, sem ter conhecido aqui, é muito similar. E o que eu aprendi mais bacana ainda, é que o objetivo principal do parque é criar desenvolvimento na Região dele aqui. E foco na tecnologia, foco na ciência, mais do que foco no lucro, como tem que ser”.

REFERÊNCIA

Como um parque referência nos Emirados Árabes Unidos, e detentor de sedes em diversos países do mundo, conhecer esses ecossistemas e poder partilhar deles é de extrema importância. Com vislumbre pelo Brasil, o CEO do Sharjah RTI comenta os planos para o futuro. “Nosso objetivo é expandir para o máximo de locais possível. E o Brasil é um local que gostaríamos muito de criar conexões. Já estamos desenvolvendo conversas, e logo esperamos estar com vocês no Brasil”.

Indo na mesma direção, o segundo vice-presidente do conselho administrativo do Cilla Tech Park, e também vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, comenta sobre a importância da missão. “Acredito que é importante esta parceria entre as entidades públicas, privadas, universidades, pra poder propiciar um desenvolvimento da nossa Região”.

O que mais me chamou atenção aqui, foi que inovação, tecnologia e empreendedorismo, não precisam de glamour. Ele pode ser simples, o que importa são as pessoas, e aqui pra mim, ficou muito claro isso.

Já o prefeito de Turvo, Jeronimo Gadens do Rosario, leva da experiência diversas ideias para serem aplicadas no ecossistema do município. “Temos certeza que este é o caminho para podermos desenvolver a nossa Região, investindo em tecnologia e pesquisa, em conjunto o governo e a iniciativa privada, e também a questão da universidade”.

(*Nossas agendas em Dubai se encerram hoje (15). Mas fiquem ligados na programação do Portal RSN. Na na próxima terça (19), o CEO Lorenzo Jr, participará de uma ‘live’ nos canais do portal)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo