22/08/2023
Cotidiano Região

Tropeada e festival marcam os 33 anos de Santa Maria do Oeste

Santa Maria do Oeste pertencia à Pitanga e hoje possui uma das gestões modelo em administração participativa

tropeada

A festa para comemorar os 33 anos de Santa Maria do Oeste, neste sábado (8), tem muita música e tradição. O desfile de intérpretes pelo palco do Salão da Igreja Ucraniana, a partir das 19, marca a abertura oficial das festividades. Também vai colocar em evidência o talento da música sertaneja. Vão soltar a voz cantores nas categorias infantil, local e regional. De acordo com a organização, a premiação vem em dinheiro. Para a primeira colocação na categoria regional serão R$ 4 mil. Também haverá prêmio até o quinto lugar. Conforme a organização, são 65 inscritos.

Antes, porém, abrindo as comemorações, cerca de 500 cavaleiros percorreram 100 km no município. Eles saíram de Santa Maria do Oeste, passando pelas comunidades de Rio Pratinha, Pratona, Rio da Prata, Arroio Seco, Rio Liso, Distrito São José, Chapéu do Sol, Distrito São Manoel. Nessa sexta (7), às 12h, retornaram a Santa Maria do Oeste.

De acordo com o prefeito Oscar Delgado (PT), que participou da tropeada, durante quatro dias eles percorrem o trajeto. “Estamos resgatando a tradição do tropeirismo na nossa região. E nesses últimos anos temos muitas coisas para comemorar”.

Sob a tutela do prefeito Oscar Delgado, Santa Maria do Oeste, é hoje modelo de gestão participativa. Ou seja, nada é decidido sem o aval da comunidade. “Não tem sentido você decidir algo entre quatro paredes. São melhorias para as pessoas, então quem deve escolher são elas. Tudo com a nossa equipe”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.