Jonas Laskouski
Guarapuava – Como já é tradição, os calouros do curso Técnico em Enfermagem participaram de um trote solidário promovido pelos alunos do 2º período do Colégio Ana Vanda Bassara. Nesse ano foram arrecadados alimentos, além de produtos de higiene e limpeza que serão posteriormente doados para a Paróquia Santa Cruz, em Guarapuava. A ideia surgiu com base na humildade e no comprometimento do colégio com seus alunos, num gesto de gratidão. e também porque a Paróquia inaugura no começo do mês de abril, uma casa de acolhida.
Guarapuava é referência para cidades menores da região que, pela falta de especialistas em diversas áreas, acabam por encontrar aqui, o tratamento de saúde necessário. Essas pessoas, geralmente vêm acompanhadas e encaminhadas pelas secretarias de Assistência Social de seus municípios e muitas delas, precisam pernoitar, quando o tratamento se estende, quando a consulta é marcada para o dia seguinte e, em outros casos, quando retornam para futuros procedimentos.
Por se tratar, em sua grande maioria, de pessoas com baixa renda, a dificuldade de encontrar um lugar para passar a noite, é grande. Em Guarapuava, existem dois locais que atendem pessoas nessa situação. Um deles é o Albergue Noturno, que fica afastado do Centro da cidade e o outro é a ACOPECC (Associação Centro Oeste do Paraná de Estudos e Combate ao Câncer), que recebe somente pacientes tratando dessa doença, junto de acompanhante.
CASA DE ACOLHIDA NAZARÉ
A partir do dia 2 de abril, pacientes que vierem a Guarapuava e precisarem pernoitar na cidade, poderão contar com mais um espaço, dessa vez mais próximo do Centro e permitido à pessoas que vierem tratar qualquer problema de saúde – desde que encaminhados pela Assistência Social ou Saúde de sua cidade de origem.
A Casa de Acolhida Nazaré foi idelizada pela Paróquia Santa Cruz e, segundo o padre Alan Felício, pároco responsável, "vai facilitar muito a vida de quem vier de outras cidades e precisar passar a noite em Guarapuava." Ainda segundo o padre, a Casa tem 17 leitos – com previsão de chegar aos 20 – e irá servir três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). Ainda durante o dia, o local pode receber até 40 pessoas. "Identificamos a problemática dessas pessoas e com a colaboração da comunidade vamos prestar esse trabalho social de acolhida", completa padre Alan.
Em uma missa na Paróquia Santa Cruz, programada para o dia 1º de abril às 19h, o Bispo Dom Wagner dará sua benção para o bom andamento e funcionamento da Casa de Acolhida Nazaré, sem dúvida, um importante benefício para ajudar as pessoas já fragilizadas em suas saúdes e que vão precisar não só de uma lugar para passar a noite, mas também de apoio, cuidado e carinho daqueles que vivem pela fé.