Os calouros dos cursos de Administração dos Campi de Irati e do Avançado de Prudentópolis da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) concluíram mais uma edição do Trote Solidário. A atividade faz parte do Programa de Responsabilidade e Integração Solidária do curso. Em 2024, a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (Anapci) e o Lar de Idosos São Vicente de Paulo de Prudentópolis foram beneficiados pela a ação.
No total, a entidade iratiense recebeu cerca de R$ 8 mil em produtos destinados aos pacientes assistidos e aos familiares. As doações incluem fraldas, suplementos alimentares, protetor solar e itens de higiene pessoal. De acordo com a presidente do Conselho Administrativo da Anapci, Denize Fátima Ferreira Ditrich, este é um gesto solidário que veio para somar.
“Assim, vamos poder acrescentar nas cestas básicas mensais vários produtos que muitas vezes não conseguimos adquirir. Com certeza o resultado desse projeto vai impactar muito na qualidade de vida dos nossos pacientes”.
Já o Lar de Idosos de Prudentópolis conta agora com quase 300 quilos de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal doados pela iniciativa. Conforme a coordenadora do Lar, Maria Iracema Strochinski, as campanhas ajudam muito, visto o grande aumento de preços dos materiais de consumo. “Isso inclui alimentação, fraldas e medicamentos. Então seria impossível proporcionar a qualidade de vida que nossos idosos desfrutam hoje se não tivéssemos a colaboração de outras entidades”.
ALUNOS EM PROL DA SOLIDARIEDADE
Divididos em equipes, os calouros das duas turmas de Administração ficaram responsáveis por todas as etapas de organização e execução do Trote nos dois campi. São os acadêmicos que escolhem qual instituição da cidade vai receber os donativos, levantando o que é mais necessário naquele momento, assim como dão conta da logística e da divulgação da campanha.
Nesta edição, eles também organizaram ações paralelas para incrementar a arrecadação, como uma rifa para levantar fundos em Irati e uma “blitz” na entrada de supermercados em Prudentópolis. A aluna do curso de Administração de Prudentópolis, Nataly Daiane Alves da Silva, conta que essa é uma experiência para colocar em prática a profissão.
O trote é benéfico para a integração com o curso, para que já de início a gente se familiarize com o cotidiano das funções administrativas. Nós, futuros administradores, tivemos que aprender na prática as dificuldades de organizar uma campanha. Precisamos nos adaptar com as diferenças, rotinas, opiniões e até mesmo o modo que cada um fala sobre o assunto dentro e fora da sala de aula.
Leia outras notícias no Portal RSN.