22/08/2023



Segurança

Trotes continuam prejudicando bombeiros e PM em Guarapuava

Os órgãos de segurança de Guarapuava têm cada vez mais o seu trabalho dificultado pelo aumento no número de trotes nas centrais de atendimento. De acordo com o Tenente Eron, do 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava, de 80 chamadas recebidas por dia, 70% são trotes, o que totaliza cerca de 60 chamadas falsas atendidas pelos bombeiros diariamente. Das quase 2.460 chamadas mensais, o tenente ressalva que grande parte dos trotes passados acontecem em dias úteis, no horário antes da entrada e depois da saída de escolas. “Nós realizamos trabalhos de conscientização nas escolas para que as crianças percebam que com esses trotes nós podemos deixar de atender algum caso realmente grave”, explica.

Além do Corpo do Bombeiros, a Polícia Militar da cidade também é alvo de um alto número de trotes. De acordo com informações da assessoria de comunicação da PM, 30% das ocorrências passadas mensalmente são trotes. Outros 20% seriam perturbação de serviço, onde pessoas ligariam para a central a fim de falar sobre assuntos que não cabem à polícia resolver. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo