Passadas as emoções no cenário político federal, com o afastamento da presidente Dilma, a posse de Michel Temer e dos novos ministros, a extinção dos ministérios da Cultura, da Igualdade Racial e da Mulher, o parênteses é aberto para o cenário político local.
Por enquanto, tudo permanece como está, ou seja, sem definições. O que prevalece são as especulações e as considerações dos analistas de plantão. Por enquanto, se não houver mudanças lá na frente, os únicos pré candidatos assumidos são o prefeito Cesar Filho (PPS) e o médico Antenor Gomes de Lima (PT).
No campo da dúvida surgem os nomes dos médicos Antonio Araújo e Jorge Massaro, ambos do Partido Verde (PV). Um joga para o outro, mas ambos demonstram a vontade de encarar o desafio. Outro denominador comum surge como o maior empecilho no desejo políticos dos dois: a discordância na família.
Não é segredo para ninguém que Antoninho já desistiu de outras investidas por esse mesmo motivo. Quem quer que seja o candidato o apoio do grupo Mattos Leão é dado como certo que pode indicar o vice. O nome do vereador Rodrigo Crema é um dos mais comentados. O secretário de Justiça, deputado Artagão Junior, não confirma, mas também não descarta essa possibilidade.
No grupo "Carlista", entre idas e vindas, o nome do ex-prefeito Fernando Ribas Carli continua sendo o preferido. Já surgiram boatos de que o deputado estadual Bernardo Carli seria o candidato. Porém, pessoas ligadas diretamente ao parlamentar garantem que Bernardo continua não conquistando adesões de prefeitos na sua base política e que o principal compromisso é de que não abrirá mão do mandato na Assembleia. Há que diga também que Carli, o pai, não tem estrutura psicológica para enfrentar uma campanha política, tendo como "pano de fundo" a situação de Carli Filho perante a justiça, no caso do acidente fatal que teve como vítimas os jovens Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo Oliveira.
Como se vê, tudo continua como antes, com exceção dos "borbulhos" nos bastidores, como é de costume em ano eleitoral. Por enquanto, o cenário federal vai continuar na pauta, por conta das medidas que serão tomadas pelo novo governo.