22/08/2023

Turismo: do jeito como está, uma faca de dois gumes

A iniciativa de um guarapuavano em criar uma página no facebook para divulgar 365 coisas para se fazer em Guarapuava merece os nossos aplausos. Afinal, por falta de iniciativas dos órgãos competentes, o cidadão está vendo que é hora de fazer a sua parte, de parar de reclamar e de ter atitudes. 

Que Guarapuava tem vocação para o turismo rural, religioso, de frio e de tantos outros, é evidente. Basta olhar para qualquer direção e perceber isso. O que falta é vontade política, interesse em "vender" a imagem de Guarapuava não só para atrair indústrias. Afinal, o turismo também é uma indústria, gera empregos, renda. É o investimento no lazer, na natureza, no belo. E Guarapuava possui isso de sobra. Mas não temos cartões postais, folders, flyers, não temos uma política eficiente de divulgação, apesar de tantas tentativas, como foi o evento das Cavalhadas que, mais uma vez, se perdeu no tempo. Aliás, há de se questionar eventos como esse, apesar de toda a beleza teatral. Mas Guarapuava possui essa vocação? Mas esse é assunto para outra reflexão. Voltemos aos fatos. O Parque Recreativo do Jordão consta na página da rede social recém inaugurada. Mas quem vai até lá percebe o abandono de um dos principais pontos turísticos da cidade. O Salto Curucaca pertence à iniciativa privada e sequer acesso possui. A Capela do Degolado está abandonada e servindo de esconderijo para usuários de drogas. O  Museu de Ciências Naturais está desativado. E isso para citar alguns exemplos. Apesar disso, a iniciativa do autor da página, ainda não identificado, merece os nossos aplausos, embora as coisas do jeito como estão possam vir a ser uma faca de dois gumes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo