22/08/2023


Paraná Turismo

Turismo do Paraná cresce 13,7% no primeiro quadrimestre de 2023

Esse é o segundo maior avanço no País. Na variação acumulada em 12 meses, com um recorte mais ampliado, o aumento foi de 19,9% no Paraná

04/2019 - Foz do Iguaçu - Cataratas Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Turismo do Paraná (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

O setor paranaense de turismo cresceu e se destaca cada vez mais no Brasil. A atividade no Paraná evoluiu 13,7% no primeiro quadrimestre deste ano, frente ao mesmo período de 2022. Além disso, esse é o segundo maior avanço no País, atrás apenas de Minas Gerais (20,4%). Conforme a Agência Estadual de Notícias, esse número é maior que o resultado nacional, de 8,4%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em abril, o crescimento chegou a 3,6% no comparativo com o mesmo mês do ano passado, enquanto que a média nacional teve aumento de apenas 1,4%. Além do Paraná, avançaram no setor, neste mês, São Paulo (3,6%), Minas Gerais (10,1%), Rio Grande do Sul (1,1%) e Ceará (0,2%). De acordo com o IBGE, os aumentos impulsionam-se pelos ramos de locação de automóveis, restaurantes, hotéis, agências de viagens e transporte rodoviário coletivo de passageiros. Na variação acumulada em 12 meses, num recorte mais ampliado, o aumento chegou a 19,9% no Paraná. Esse é o melhor resultado do Sul: Rio Grande do Sul ficou com 18,6% e Santa Catarina com 19,8%.

Os bons resultados no Paraná, conforme o Governo, teve motivação em uma série de fatores como, por exemplo, as Cataratas do Iguaçu. O local bateu recorde de visitação em abril, recebendo cerca de 150 mil turistas. As visitas nas unidades de conservação do Estado também quase dobraram entre janeiro e abril em relação aos mesmos meses do ano passado, recebendo 209.812 visitantes no período.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo