22/08/2023



Brasil Geral

Turismo vai qualificar 10 mil jovens do Ensino Médio

imagem-130498

Da Redação, com Ministério do Turismo

Brasília – Pela primeira vez no país, o turismo será contemplado com cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médio para atender as necessidades do mercado de viagens. Com a inclusão do setor no MedioTec, modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Ministério do Turismo contará, ainda este ano, com 10 mil vagas para atender estudantes de escolas públicas brasileiras.

Serão abertas inscrições em 172 municípios de 18 Estados que manifestaram interesse dentro do prazo estabelecido em portaria ministerial. Todas as regiões brasileiras foram contempladas.

“Com este programa, o jovem sairá do ensino médio com uma profissão e terá condições de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho do turismo. É um grande avanço, pois é um caminho para resolver um dos principais gargalos ao desenvolvimento do setor, que é a carência de pessoal qualificado”, avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O MedioTec vai oferecer sete cursos (técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar) nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para estudantes que estejam preferencialmente cursando o 2º ano do Ensino Médio. O jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

A definição da oferta levou em conta a demanda apresentada pelos estados e a capacidade de atendimento do programa. Um dos pré-requisitos para seleção dos municípios contemplados é que estes estejam enquadrados nas categorias A, B ou C do Mapa do Turismo Brasileiro.

A previsão é que as aulas comecem em agosto de 2017.  Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo