22/08/2023


Esportes Região

‘Turma do Pedal de Irati’ conta com mais de 100 ciclistas

A turma sempre recebe acompanhamento de ciclistas mais experientes, que durante os percursos dão dicas e incentivo

219479889_3019462108335999_7389023724604610371_n

Cliclista da ‘Turma do Pedal’ (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Em Irati, não é de hoje que muitas pessoas pegam uma bicicleta, reúnem amigos e saem desbravar o interior do município e da Região. Com o distanciamento social imposto pela pandemia, o esporte ganhou mais adeptos, por ser praticado ao ar livre. Assim, proporciona saúde e lazer. Entre os grupos de ciclistas da cidade, surgiu a ‘Turma do Pedal de Irati’.

Formado na maioria por ciclistas iniciantes, o grupo já conta com quase 100 participantes. Conforme a empresária e agente de viagens, Claudia Fagali, durante a pandemia ela sentiu necessidade de cuidar mais da saúde.

Peguei minha bicicleta empoeirada e comecei a pedalar pela cidade com as minhas crianças. Soube que existia um grupo no WhatsApp, onde marcavam pedais. No entanto, como eu não tinha nenhuma experiência não me sentia a vontade em participar.

Assim, o grupo começou quando Claudia se reuniu com os amigos, Izabel, Sidnei Jorge e Nelci Wolski. Em conversa, eles decidiram ter um grupo para iniciantes, com acolhimento e incentivo a quem está começando a pedalar. “Hoje, temos a participação desde crianças de 8 anos até idosos”.

Conforme Claudia, os pedais sempre têm acompanhamento de ciclistas mais experientes, que durante os percursos dão dicas e incentivo, principalmente quando chega o cansaço ou é trecho de subidas. Além disso, o grupo conta que entre os trajetos preferidos estão os rurais, com roteiros entre 10 e 40 quilômetros. No entanto, tudo ocorre de acordo com a demanda dos interessados.

Os ciclistas se reúnem à noite, a partir das 18h30, quando o clima está favorável. Tudo é combinado por meio de um grupo no WhatsApp, criado para interação dos participantes. De acordo com Claudia, o ciclismo trouxe para a vida de todos novos amigos, saúde mental e contato com a natureza.

Além de boas risadas, doação ao próximo e alegria. Para quem deseja iniciar a praticar esse esporte ela dá algumas dicas, como não se apegar a quilometragem. Isso porque, o ideal é começar devagar, dando voltas no bairro, para ganhar fôlego para os trechos mais longos. “Para pedalar não precisa ter a bike mais cara, a roupa da moda. Sempre digo que basta ter um tênis e uma bike e sair se divertir”.

Quem quiser participar pode entrar em contato pelo Instagram.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo