Não há mais caminhoneiros mobilizados na PR-466 no município de Turvo e atividade na manhã desta quarta feira (30) é de limpeza e retirada de pneus queimados na rodovia. Desde as primeiras horas da manhã de hoje, os caminhoneiros começaram a retornar para os lugares de origem. Entretanto, os dois postos de combustíveis da cidade continuam desabastecidos. O posto do Centro informou que terá combustíveis somente próxima segunda (4). Também não há gás de cozinha para venda.
De acordo com o caminhoneiro Adair Ribeiro dos Santos, cerca de 70 caminhões estavam parados, oriundos de Guarapuava, Ponta Grossa, Minas Gerais, Maranhão, entre outros estados brasileiros. Segundo Adair, o bom senso e a solidariedade sempre falaram mais alto durante a mobilização.
“Num dos caminhões do Maranhão estavam o pai, a filha e o genro. A mulher está grávida de quatro meses e não estava fazendo o pré natal. Levamos no posto de saúde para os primeiros exames. O pai estava com pressão alta e também foi medicado. Hoje recebemos informações e já estão em Londrina e todos passam bem”.
Ainda de acordo com a Adair, o que sobrou da alimentação doada pela comunidade ao movimento, foi levado para o Hospital Bom Pastor.
“Agora estou devolvendo uma caminhonete que uma panificadora nos emprestou porque nossos carros estavam desabastecidos”.
Por conta da falta de combustíveis, o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário continua priorizando os serviços essenciais. As escolas e o centros de Educação Infantil estão fechados; a assistência técnica aos produtores rurais foi reduzida e as viagens estão sendo evitados. A Secretaria de Assistência Social também reduziu os atendimentos externos. Porém, o atendimento à saúde continua normal.