De acordo com a assessoria de imprensa do município, Turvo coleta cerca de 100 toneladas de resíduo orgânico por mês e 13 toneladas de resíduos recicláveis. E para dar destinação correta, o município faz o gerenciamento de resíduos sólidos, essenciais para o saneamento, saúde pública e proteção do meio ambiente.
Além da coleta convencional do lixo (orgânico) que é feita na área urbana e também no Distrito Faxinal da Boa Vista, a administração faz coleta seletiva, de resíduos perigosos, tóxicos e especiais, e de resíduos do serviço de saúde.
O gerenciamento dos resíduos produzidos no município também ajuda na geração de renda às famílias que trabalham com a comercialização dos materiais recicláveis através da associação de catadores.
A destinação dos resíduos pós-coleta se dá de duas formas. Pelo transbordo, todo o resíduo considerado rejeito coletado em Turvo é carregado em caçambas e destinado para aterro sanitário licenciado em outro município. Já os resíduos da coleta seletiva vão para a Usina de Triagem e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis ‘Amigos da Natureza’. Lá os catadores separam os materiais recicláveis por tipo e vendem.
A coleta dos resíduos dos serviços de saúde é feita por uma empresa licenciada para a correta destinação.