O município de Turvo, onde há uma das maiores reservas florestias de araucária, ganhou mais 36 "guardiões da natureza". São alunos das escolas municipais foramdos pela Polícia Ambiental em parceria com o programa "A União Faz a Vida". A formatura aconteceu no salão paroquial da igreja de Turvo. O evento contou com a presença de diversas autoridades, professores e familiare. Os alunos receberam o certificado de Guardiões da Natureza com a missão de colocar emprática o que aprenderam durante as aulas que foram ministradas pelo Soldado Heggler.
Para os estudantes envolvidos, ser guardião, é um compromisso assumido diante de toda a comunidade na formatura, onde o guardador se responsabiliza pelo incentivo às ações cooperativas para o bem estar de todos.
O PROJETO:
O projeto é desenvolvido ha quatro anos pela Polícia Ambiental do Estado do Paraná com o intuito de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente para melhoria da qualidade de vida de todo cidadão.
No município de Turvo , o projeto conta com a parceria de outro programa social, o programa A União Faz a Vida, implantado desde 2010 numa iniciativa do Sicredi e da Secretaria Municipal de Educação.
Trinta e seis alunos com idade entre 10 e 12 anos das escolas municipais Professor Elias Abrahão, Judithe Roesler de Meira e Frida Rickli Naiverth participam de atividades quinzenais no contra-turno aprofundando seu conhecimento sobre omeio ambiente e despertando o senso de responsabilidade e o desejo de ser tornar um Guardião da Natureza.