22/08/2023


Cotidiano Região

Turvo identifica sete pontos críticos que precisam de desassoreamento

Após problemas gerados pelas chuvas intensas, a Prefeitura fará desassoreamento, mas pede que moradores não joguem resíduos nos córregos

Turvo-desassoreamento

Desassoreamento em Turvo (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

A Prefeitura de Turvo identificou sete pontos críticos que precisam de desassoreamento no município. Após problemas gerados pelas chuvas intensas, a Prefeitura fará a limpeza dos canais, mas pede que moradores não joguem lixos e outros materiais nos córregos. Conforme a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o município enfrenta “diversos impasses” causados pelas chuvas.

“Não há dúvidas de que esta situação tem afetado casas, ruas e ainda tem causado obstruções nas galerias”. Dessa forma, uma das principais causas deste cenário é o assoreamento do córrego que corta a cidade, já que, com ele, o escoamento das águas se torna cada vez mais difícil. O assoreamento ocorre por causa da sedimentação natural. Contudo, ações humanas, como o descarte de lixo e resíduos de maneira errada também pioram a situação.

Esta ação promove muitas melhorias, como a melhora na quantidade e qualidade de água disponível no Município”. De acordo com a Prefeitura, após a identificação dos pontos críticos, a intervenção se encontra em processo de solicitação de outorga para o desassoreamento. Bem como para obtenção de Licença Ambiental do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná.

Além disso, houve remanejamento de moradias na Vila Jaime e ampliação de contenção no Jardim Vitoria. Porém, para a Prefeitura, também é muito importante que haja preservação da mata ciliar e que se evitem construções próximas aos rios. “São essas ações individuais que fazem a diferença na preservação dos recursos hídricos e na prevenção de enchentes”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo